segunda-feira, 30 de março de 2020


Atividade 1- Data: 31/03/2020

Para refletir:

Assista ao vídeo intitulado “Se todos somos diferentes, então somos todos iguais.”  Acesse o seguinte link:


Após assistir reflita sobre as seguintes questões descritas abaixo, escolha uma das questões e faça seu comentário, não se esqueça de colocar seu nome, escola e município em que trabalha.

a)     No início do vídeo Giovanna Maira, a menina que narra o vídeo faz algumas perguntas, tais perguntas, nos levam a refletir sobre a empatia. Na sua opinião qual a importância da empatia no processo de inclusão?

b)     Há um trecho do vídeo que é dito a seguinte frase “ Somos únicos, cada um de nós. ”  Na sua opinião o que se quer dizer com tal afirmação?

c)      Durante o vídeo um dos meninos participantes pontua questões sobre o bullying, racismo e preconceito, você considera que tais práticas ainda existem no contexto escolar atual?

d)     Três pontos são colocados como sendo fundamentais quando se fala em inclusão: ajuda, respeito e carinho. Na sua opinião como atitudes de ajuda, de carinho e de respeito podem contribuir para o processo de inclusão dentro da sala de aula?




                                      



93 comentários:

  1. O vídeo mostra claramente a importância de nos colocarmos no lugar do outro. Só assim respeitaremos as particularidades do ser humano que só tem necessidade de carinho e atenção. Claudia. CEPMG prof. Ivan Ferreira. Pires do Rio

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  2. Exatamente Cláudia, a empatia é ferramenta de aproximação a qual deve estar presente quando nos referimos a Inclusão.

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  3. Observa-se que a afetividade, na prática pedagógica, vem como uma ferramenta que auxilia o professor a direcionar um cuidado em suas atitudes para que não afete a criança de maneira negativa, prejudicando a sua aprendizagem. O professor, parceiro e responsável pela administração de conflitos, revela-se como alguém, potencialmente, necessário na formação da personalidade da criança. Este deve permitir que a emoção se exprimisse para o que é essencial, entendendo como ela funciona para não entrar no circuito perverso e, assim, dificultar o desenvolvimento emocional da criança. Como ser humano, o docente é alvo de muitos problemas que acabam afetando a sua prática e, consequentemente, a aprendizagem dos discentes, sendo que é através do afeto do professor que a criança permanece na escola ou ocorre o afastamento desta.

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  4. Professora Claudia
    CAEE-Paz e Fraternidade
    Ipameri

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  5. Cláudia Araújo, ótima colocação, a afetividade na educação é ponte para o acolhimento e o estabelecimento de relações positivas no contexto escolar.

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  6. Mesmo algumas pessoas tendo diferentes tipos de deficiências, isso não as torna diferentes de quem não tem. Pois acima de tudo, todos nós somos seres humanos. Vivemos em um mundo, onde somos todos iguais, indiferente de nossas particularidades, devemos amar e respeitar o próximo.

    Dinamar
    CAEE- Paz e Fraternidade
    Ipameri

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    1. Sim Dinamar, o amor e o respeito ao próximo são a base para as mudanças atitudinais tão necessárias no convívio com pessoas com deficiência.

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  7. A frase:"Somos únicos, cada um de nós".Evidencia que cada um de nós temos habilidades, que somadas vão contribuir para uma sociedade diferenciada e respeitosa.Ninguém é melhor que ninguém, mas sim cada um importante na formação de conhecimentos.Todos nós ensinamos e aprendemos ,quando estamos abertos à riqueza que a diferença nos proporciona.Carla Cândida Coelho Marques. C.A.E.E.Paz e Fraternidade. Ipameri.

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    1. Concordo Carla, cada um possui sua individualidade, suas habilidades e características e essa diversidade é o que da vida as relações e as vivências.

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  8. O Vídeo nos faz pensar que as pessoas não podem ser interpretadas como diferentes,se somos únicos, dotados de particularidades, que nos fazem "diferentemente iguais". E é por este angulo que devemos enxergar o processo da educação inclusiva, um processo de deve ser olhado sempre com o pensamento de Empatia, de colocar-se no lugar do outro e interpretar o que de fato é a necessidade do outro, por que o outro requer de mim respeito, carinho e nada mais.E quando a empatia acontece, o movimento de acolhida se instala e eu me coloco no lugar do outro e ofereço ao outro o que tenho de melhor e o ajudo a superar os limites, a vencer desafios, a se compreender e encontrar o seu lugar no mundo, exatamente como ele é, superando os padrões impostos e evidenciando as capacidades que cada um tem.
    Iara Ribeiro Silva - Escola Família Agrícola de Orizona/EFAORI.

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    1. Perfeita colocação Iara, a empatia é a base do processo de inclusão e nós enquanto educadores precisamos compartilhar a importância de percebermos nossos alunos com o objetivo de auxiliá-los a crescerem, sempre acreditando no potencial de cada um.

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  9. "Somos únicos,cada um de nós."Sim, somos únicos no jeito de ser, de pensar,de agir. Cada um tem sua individualidade, sua particularidade e é isso que torna o ser humano um ser especial,maravilhoso, que merece ter RESPEITO.E no ambiente escolar cada um tem seu jeito,seu ritmo de aprendizagem é ttem algo a contribuir,a somar, a fazer a diferença no processo ensino aprendizagem.

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  10. Isso Solange, o respeito e a percepção do outro enquanto ser humano nos leva a ter atitudes que propiciam a inclusão no verdadeiro sentido da palavra.

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  11. Com esse video nós podemos perceber e refletir que não só as pessoas mostradas no nele com algum tipo de deficiência,e sim todas as pessoas sao seres únicos, porem com caracteristicas diversas, seja fisica ou psicológica.Visto que, possuem singularidade e tambem pluralidade.
    Cada pessoa possui uma forma particular de ver as coisas e vivenciar as relacoes externas com o mundo ao seu redor.É nesse sentido que cada cada ser humano demonstra ser um fenômeno único que está em busca constante de seus anseios e aspirações, assim como mostra o video.
    É através dessas buscas que passamos a nos conhecer melhor,reconhecer e diferenciar- se buscando algo que nos faça feliz dentro de uma sociedade tao diversificada..Nos profissionais da rede de apoio temos o privilégio de conviver com essas diferencas e perceber nitidamente como cada aluno "sao seres únicos,cada um deles".

    Heveline Fernandes de Paula
    Colégio Estadual Eurípedes Barsanulfo
    Palmelo- Goiás

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    1. Exatamente Heveline, cada ser humano é um ser único e aceitar e acolher a diversidade existente nos melhora como seres humanos, a tarefa de quem trabalha na rede de Educação Especial é ser multiplicador de boas práticas convidando toda a escola para fazer parte desse trabalho de humanidade.

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  12. Somos únicos, ímpares, pois cada é biologicamente e intelectualmente diferente, mas vivendo numa sociedade temos os mesmos direitos, e por isso a exigência do respeito com cada ser humano existente neste Universo. A cantora nos convida a prática da empatia, porque esta é uma ótima forma de termos a percepção da exclusão, do bullying e do preconceito que cada um sofre. Infelizmente ainda vivenciamos muitos atos de exclusão e não aceitação do outro. Tenho certeza que só o AMOR nos proporciona a real empatia, assim como o respeito e a habilidade de ajuda.

    Andreia Cristina Coelho dos Reis
    CPMG JOSÉ PIO DE SANTANA - Ipameri

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    1. Sim Andreia a empatia é instrumento de trabalho quando se trata de relações, infelizmente ainda vivenciamos a falta de empatia não só no contexto escolar, mas também na sociedade como um todo e essa falta de empatia trás a tona a exclusão e o preconceito. Somos agentes de inclusão e a empatia precisa estar presente nas nossas ações.

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  13. Delci Gomes- 4 de abril de 2020

    D)Acessibilidade,oportunidade,igualdade podem fazer parte do significado de inclusão . E nós entender as limitações do outro e proporcionar acesso.
    A inclusão é um meio com a finalidade de garantir a participação social e o convívio tendo como base o respeito à diversidade. Aceitar e conviver com as diferenças de forma harmoniosa.
    Os pontos fundamentais que eles necessitam de acordo com o vídeo é o carinho,ajuda e o respeito.
    Para mim nos dias atuais ainda falta muito é o respeito por parte de alguns seres humanos que não sabe o que é inclusão e como eles devem ser tratados. Ajudar eles com respeito e carinho dentro de suas limitações eles vão conseguir fazer o que é proposto para eles mesmo com suas dificuldades eles precisam muito de nós profissionais de apoio e de todos da instituição em prol de uma inclusão onde há amor.
    Como as aves, as pessoas são diferentes em seus vãos,mais iguais no direito de voar e também de aprender.

    Delci Gomes.
    Colégio Estadual Senador António de Ramos Caiado

    Santa Cruz de Goiás 04/04/2020

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    1. Concordo com você Delci, o nosso papel é muito importante precisamos contribuir para o processo por meio de nossa prática e de nossos exemplos enquanto profissionais, lutar para que o respeito se faça presente é nosso papel, juntos podemos ser instrumentos de mudança.

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  14. Delci Gomes 04 de Abril 2020
    D)Acessibilidade oportunidade,igualdade de podem fazer parte do significado de inclusão de inclusão. E nós entender as limitações do outro e proporcionar acesso acesso.
    A inclusão é um meio com a finalidade de garantir a participação social e o convívio tendo como base o respeito à diversidade.
    Aceitar e conviver com as diferenças de forma harmoniosa.
    Os pontos fundamentais que eles necessitam de acordo com o vídeo é o carinho,a ajuda,É o respeito.
    Para mim nós dias atuais ainda falta muito é o respeito por parte de alguns seres humanos que não sabe o que é inclusão é como eles devem ser tratados.
    Ajudar eles com respeito e carinho dentro de suas limitações eles vão conseguir fazer o que é proposto para eles mesmo com suas dificuldades eles precisam eles precisam muito de nós profissionais de apoio e de todos da instituição em prol de uma inclusão onde há amor.
    Como as aves,as pessoas são diferentes em seus vôos,mais iguais no direito de voar e também de aprender.

    Delci Gomes
    Colégio Estadual Senador António de Ramos Caiado
    Santa Cruz de Goiás 04/04/2020




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  15. Um ambiente dotado de ajuda, respeito e carinho é o mínimo que todo ser humano necessita para sua formação integral.Ao compreendermos que somos todos iguais é o início da compreensão do que seja a verdadeira inclusão. Vanusa Pereira da S. Vaz -CPMG José Pio de Santana Ipameri

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    1. Sim Vanusa a ajuda o respeito e o carinho são ferramentas que precisam ser vivenciadas por nossos profissionais de forma geral, somente quando todos perceberem a importância de tais ações poderemos alcançar melhores resultados quando nos referimos a inclusão no contexto escolar.

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  16. Questão a- A empatia é importante no processo de inclusão pois a atitude de colocar -se no lugar do outro nós leva a ver e sentir as dificuldades de uma pessoa com deficiência e ao mesmo tempo os sonhos e as possibilidades dela. Somos assim tocados e chamados a colaborar com a inclusão de todos na nossa sociedade.
    Maria Alice De Araújo
    CEPMG -Jose Pio de Santana
    Ipameri

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    1. Concordo Maria Alice, sem a empatia não conseguimos incluir, pois a empatia é o ponto inicial para a prática real da inclusão seja ela no contexto escolar, seja ela na sociedade.

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  17. Questão A. Através do vídeo podemos perceber que cada ser é único, com suas próprias características, por isso a empatia é importante no processo da inclusão, pois perceber o sentimento do outro e agir adequadamente, sem esquecer da comunicação,é imprescindível para saber como o outro se sente.
    Vania Lucia Albino Vaz.
    Escola Estadual Professor Augusto César Ceva.
    Ipameri/GO.

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    1. Sim Vânia, sigamos lutando para práticas de empatia nas nossas escolas e no meio em qual vivemos, a empatia nos torna mais humanos.

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  18. Questão A. Compreende-se a empatia como " a capacidade de perceber o sentimento do outro e agir adequadamente" e o processo da inclusão não é diferente, pois consisti em o ato ou efeito de incluir, diligenciada pela capacidade de mudanças em um grupo social que se dispõe a alterar seus conceitos para compreender e respeitar, de forma a atender as necessidades de todos, independente de classe social, econômica ou gênero. CEPI Augusto Monteiro de Godoy. Pires do Rio-Go

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  19. Exatamente Rose, por meio da empatia objetivamos a busca de ações adequadas que possam ir de encontro com as necessidades do outro, no caso de nossos alunos.

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  20. QUESTÃO “A”:
    Sempre quando falamos em inclusão a empatia precisa estar presente.
    Empatia consiste em imaginar na situação do outro e é uma aprendizagem significativa que reforça o conhecimento.
    Fazendo uso da empatia ao desenvolver o trabalho com o aluno teremos maiores chances em obter a confiança dele, bem como, o aluno aprenderá melhor o que lhe é transmitido.

    Marta Lino da Rocha Oliveira
    CEPI Augusto Monteiro de Godoy - Pires do Rio-GO

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  21. Isso Mesmo Marta, que possamos exercitar a nossa empatia e que possamos convidar mais pessoas ao nosso redor para exercer a empatia, pois quando falamos em Inclusão a empatia é indispensável.

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  23. Boa tarde Ângela! Espero que esteja tudo bem com você! Penso que, quando demonstramos respeito, empatia, carinho criamos um vínculo com nossos alunos, assim ocorre uma abertura da parte deles e podemos conhecê-los, encontrando as melhores maneiras para auxiliá-los, principalmente focando no seu potencial! ( A voz da cantora no vídeo é muito linda, emocionante...) Beatriz Ribeiro A. Picolini/ CEPMG- Prof. Ivan Ferreira/Pires do Rio

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    1. Verdade Bia, atitudes de respeito, empatia e carinho nos aproximam de nossos alunos e nos auxilia na busca de estratégias positivas visando sempre o desenvolvimento dos mesmos. Sim, uma linda voz!!

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  24. Boa tarde. Sou a Fatima, professora de apoio do CPMG PROFESSOR IVAN FERREIRA DE PIRES DO RIO.

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  25. Cada um de nós é único em sua experiência profissional, posicionamento diante da vida, opiniões sobre os fatos. É isso que faz a riqueza da humanidade e sustenta a diversidade como um dos fatores que elevam a criatividade, trazendo inovação para todos nós.

    Aparecida Nogueira de Souza
    Colégio Estadual Normal Professor César Augusto Ceva
    Ipameri

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  26. O vídeo nós mostra claramente a importância de ensinar a empatia na sala de aula e também fora dela. Compreender que a empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro para tentar entender seus sentimentos e limitações. Apesar de ser um bom começo quando se fala de inclusão. E nós educadores precisamos habituar as particularidades é as habilidades de aprendisagem de cada um de nossos alunos. Maria Angélica Pereira Ferreira, Núcleo Estadual João Gonçalves Ribeiro, Polo de Buritizinho, Orizona Goiás

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    1. Sim Maria Angélica, precisamos estar atentas para percebermos as habilidades e potencialidades de nossos alunos a fim de contribuirmos para o seu desenvolvimento cognitivo, conhecer o aluno é fundamental.

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  27. Vídeo muito bom e reflexivo. Nos faz perceber o outro com suas particularidades, possibilidades e vontade de pertencer na sociedade como um todo. Acho q a escola é muito libertadora e ao mesmo tempo muito responsável na condução dos caminhos e metodologias a seguir para de fato proporcionar um aprendizado satisfatório e/Ou possível de acordo com cada aluno e suas necessidades.

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    1. Sim Erica, a escola tem papel fundamental na busca de meios e estratégias que visem proporcionar aos alunos o seu desenvolvimento e nós profissionais somos a ponte que liga tais alunos ao seu crescimento, que possamos dia a dia buscarmos ser profissionais e pessoas melhores, pois temos uma grande responsabilidade enquanto profissionais e enquanto pessoas.

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  28. Acho entretanto que o próprio processo de ensino e apdz pode se tornar fator primordial na inclusão ou exclusão do aluno com necessidades especiais.
    Professora: ERICA BORGES DE FREITAS
    Colégio Est. "Dr. Vasco dos Reis"
    Município: Urutaí - GO

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    1. Exatamente, a maneira como o processo de ensino é conduzido reflete diretamente para que a exclusão ou a inclusão do aluno ocorra, o que nos faz refletir sobre a necessidade constante de analisarmos nossas práticas e também dos demais profissionais que lidam com os alunos, pois dessas práticas dependerá o desenvolvimento dos alunos dentro ou não de um clima de inclusão.

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  29. Assistindo a um vídeo igual a esse é interessante perceber o quanto somos iguais em nossas particularidades. Sonhos,anseios,medos,realizações,conquistas...É empatia quando nos colocamos no lugar do outro e somos desafiados á propósito do qual ainda não conhecemos.Termos medo do desconhecido,vibrarmos com cada acerto, nos alegrarmos com cada desafio conquistado,mas também ficarmos tristes quando não atingem o objetivo ou incentivarmos a prosseguir quando ainda nos sentimos inseguros quanto ao método utilizado para que alcance o aprendizado.Quando vemos o brilho no olho temos a certeza que escolhemos a melhor parte.Somos únicos,mas não diferentes."Conjugue o respeito.Pratique o Amor"
    PROFESSORA: Nádia Alves e Santos
    Colégio Estadual "Rodrigo Rodrigues da Cunha"/ Colégio Estadual "Martins Borges"
    Pires do Rio-Goiás

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    1. Ótimas colocações Nádia,sim, vibramos com os avanços e muitas vezes nos frutamos por não conseguirmos atingir nossos objetivos, porém precisamos ter a consciência tranquila de que estamos fazendo o possível,o retorno virá, mesmo que de forma lenta e gradativa ele virá, o que não podemos é perder esse brilho no olhar e essa vontade de acertar. Sigamos confiante acreditando nos potenciais de nossos alunos e também na nossa capacidade criativa e na nossa capacidade de superação.

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  30. Bom dia, falamos muito em empatia, respeito e igualdade. O vídeo nos faz repensar a prática como educadora. Muito já foi feito, já percebemos essa evolução nas salas de aula e até mesmo na sociedade. Acredito que temos muitas possibilidades para trabalharmos as habilidades que nossos alunos tem e que muitas vezes só precisam de incentivo. Como disse a Ângela em um encontro de inclusão:"E se fosse seu filho". Sempre queremos o melhor para nossos filhos. E é com esse sentimento que precisamos olhar para nosso aluno de inclusão.
    Cátia Rosa Canêdo Araújo
    Colégio Estadual Maria Benedita Velozo.Orizona-Go

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    1. Concordo com você Cátia, o repensar a prática precisa ser ferramenta constante, houve evoluções dentro e fora dos muros da escola e precisamos continuar persistindo nessa evolução, mesmo que ela venha de forma gradativa, nosso papel é sempre seguir em frente. Sim, ao trabalharmos com alunos com deficiência precisamos ter esse olhar de empatia e procurar fazer por eles aquilo que gostaríamos que fosse feito para um filho nosso, trabalhamos com vidas e vidas são preciosas.

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  31. Precisamos muito da empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, para entender os sentimentos e limitações dos alunos em diferentes situações. Só assim podemos traduzir o conteúdo às especificidades de cada um.Teresinha de Jesus Mesquita Gonçalves
    Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira
    Orizona-GO

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  32. Isso mesmo Teresinha, compreender sentimentos, limitações e potencialidades é fundamental para o nosso trabalho, pois essa compreensão favorecerá nosso trabalho pedagógico e consequentemente favorecerá o desenvolvimento de nossos alunos.

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  33. Como ressalta o vídeo, penso que empatia ,respeito e carinho são palavras-chave no processo de inclusão e para toda e qualquer boa interação entre as pessoas, Aprender a se colocar no lugar do outro, respeitar seu ponto de vista e suas limitações, ser afetivo incentivando as conquistas e avanços do outro e principalmente aprender a ouvir, a escutar. Escutar e de fato dar ouvidos e tentar fazer o seu melhor sempre. Para mim são a base no processo de inclusão e de uma boa relação entre professor e aluno dentro da sala de aula, entre professor e família do aluno, também entre colegas de trabalho enfim em nossa família como em todas as nossas relações interpessoais.
    Luciana Diniz de Queiroz e Castro
    Colégio Estadual Maria Benedita Velozo
    Orizona-GO.

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    1. Ótimas colocações Luciana, realmente partindo dos princípios de empatia, respeito, carinho, bem como da escuta verdadeira teremos condições de avançar dia a dia no trabalho dentro de uma proposta inclusiva.

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  34. 08 de abril de 2020
    O vídeo nos mostra e nos faz perceber que todos nós somos iguais, apesar das diferenças individuais de cada um. A empatia é importante para percebermos que todos somos seres humanos que possuem os mesmos direitos e deveres, devemos respeitar o próximo, transmitir o amor e espalhar o conhecimento de maneira que todos os alunos independente de suas diferenças, se sintam acolhidos e amados.
    Maria Rosilda Vaz
    CEPMG José Pio de Santana
    Ipameri GO

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    1. Isso Maria Rosilda, a escolha é lugar de aprendizagem e também lugar de acolhimento, que sejamos instrumentos do acolhimento e da busca constante de estratégias que contribuam para o desenvolvimento de nossos alunos.

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  35. Ter empatia, é tão necessário quanto ter o respeito, e os dois complementam-se. Precisamos nos colocar no lugar do outro, pensar " e se fosse eu?"
    "me sentiria confortável?", devemos pensar em tudo antes de agir, procurar usar sempre as melhores palavras para nos direcionar ao outro, até porque se fôssemos nós queríamos que fosse assim.

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    1. Ruth Pereira de Araújo Rodrigues Oliveira.Colégio Estadual Martins Borges em Pires do Rio.

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  36. O vídeo mostra a importância de ensinar a empatia na sala de aula.compreender que a empatia e o sentimento que liga as pessoas umas as outras isso é muito gratificante pras nos educadores.irineu Pereira da Silva Júnior, núcleo João Gonçalves Ribeiro

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  37. Verdade Irineu, nós que trabalhamos diretamente com a diversidade, precisamos exercitar nossa capacidade de empatia favorecendo assim o acolhimento e a busca de estratégias que possibilitem a inclusão verdadeira de nossos alunos.

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  38. O vídeo nos mostra a importância de ajudar respeitar e carinho q enquanto educadores devemos ter com nossos alunos especiais e ama los como se fossem nossos filhos. Iara Oliveira núcleo João goncalves Ribeiro

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    1. Sim Iara, o respeito e o carinho nos levam a perceber a importância de contribuir de forma significativa ao desenvolvimento dos alunos.

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  39. A) Nós so vamos entender a limitação do outro, se tivermos empatia pelo o próximo. E infelizmente quando falamos em inclusão nossa sociedade em grande maioria ,não consegue colocar-se no lugar do outro .

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  40. Somos todos iguais, porém com características, aptidões pensamentos e habilidades diferentes e é isto que torna a relação entre as pessoas prazerosa. Quando não entendemos tais fatos não conseguimos amar,respeitar,valorizar o outro em suas particuridade . Assistindo o filme O milagre na cela 7 - que conta a história de um homem deficiente intelectual que ao ser preso transmite para os companheiros de cela sobre a forma de amar e respeitar a família e o próximo -, percebi que todos inclusive nossos alunos da inclusão nos transmite algo para nossa vida!!

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  41. Somos todos iguais, porém com características, aptidões pensamentos e habilidades diferentes e é isto que torna a relação entre as pessoas prazerosa. Quando não entendemos tais fatos não conseguimos amar,respeitar,valorizar o outro em suas particuridade . Assistindo o filme O milagre na cela 7 - que conta a história de um homem deficiente intelectual que ao ser preso transmite para os companheiros de cela sobre a forma de amar e respeitar a família e o próximo -, percebi que todos inclusive nossos alunos da inclusão nos transmite algo para nossa vida!!
    Professora Adriana Cristina - CEPMG José Pio de Santana

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    1. Sim Adriana, a deficiência não os impede de terem sentimentos, necessidades, sonhos... cabe a nós compreendermos e evidenciarmos suas potencialidades a fim de possibilitar a eles a inclusão verdadeira, seja na escola seja na sociedade.

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  42. A) Nós so vamos entender a limitação do outro, se tivermos empatia pelo o próximo. E infelizmente quando falamos em inclusão nossa sociedade em grande maioria ,não consegue colocar-se no lugar do outro .

    Professora Adriana Cristina - CEPMG José Pio de Santana

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    1. Todos nós temos nossas habilidades, pensamentos, opiniões, anseios e isso nos faz únicos e ao mesmo tempo nos torna iguais. É esse paradoxo que torna a convivência humana incrível e o reconhecimento disso nos dá a empatia e o respeito tão necessários para viabilizar relações humanas agradáveis.

      Sirley Rossana de Fátima.
      (Colégio Estadual Martins Borges)

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    2. Sim Sirley, sem empatia não existe inclusão, reconhecer as necessidades e potencialidades de cada um valorizando o outro como um ser único favorece as relações e facilita o processo de ensino e consequentemente de aprendizagem.

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  43. Somos únicos, pois cada um tem suas características, personalidades, qualidades, defeitos. Por isso nossos alunos, tanto da inclusão ou não, devem estar preparados para enfrentar a vida, sendo sujeitos ativos. Isso se refere também a questão do bullying, a questão da auto estima é tudo, porque na vida real enfrentamos situações que nos deixam ruins interiormente, mas temos que ser fortes e seguir em frente.
    A ajuda, respeito e carinho deve existir em todo ambiente da sala, através dessas atitudes e ações, todos serão valorizados.

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    1. Sim Fátima, ajuda, respeito e carinho são pontes que nos aproximam dos alunos favorecendo todo o processo.

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  44. A empatia, como também o respeito são primordiais para o desenvolvimento da inclusão. Realmente só fechando os olhos para se sentir no lugar do outro. Somos únicos pelo fato de que cada um tem o seu potencial, independente das suas diferenças. A questão do racismo, bullyng e preconceito existem no contexto escolar, mas muitas mudanças positivas já foram conquistadas, poderemos dizer que evoluímos. Nós profissionais estamos no caminho correto para que mais mudanças sejam feitas, sempre com ajuda, carinho e respeito. Luenia Pereira Macedo.Colégio Estadual Martins Borges.

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    1. Ótimas colocações Luênia, concordo que temos avançado e que precisamos sim continuar focados na busca de meios que promovam práticas inclusivas reais e que envolvam toda a escola.

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  45. D- Sim,carinho e respeito são fundamentais no tratamento dos alunos. Porque existe uma relação intrínseca que ocorre entre a afetividade e a aprendizagem significativa. A mente humana não é formada apenas por uma dimensão cognitiva, mas também pela dimensão afetiva. Portanto,a inclusão escolar só pode ocorrer através da afetividade, que por sinal é elemento crucial na formação de pessoas seguras e capazes de resolver conflitos.
    Fernanda Paes CEPMG Prof.Ivan Ferreira Pires do Rio, Goiás.

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    1. Muito interessante sua colocação Fernanda, todos temos uma dimensão afetiva e ela deve ser levada em consideração em nosso trabalho diário com os alunos.

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  46. Ajuda, respeito e carinho, três atitudes cruciais, em minha opinião, quando se fala em inclusão.
    Acredito piamente que tais atitudes enobrecem o processo de ensino-aprendizagem não só da inclusão em sala de aula, mas também de todos nela envolvidos.
    Tenho experimentado, ao longo dos anos, conviver com o propósito de motivar meus alunos através do olhar da ajuda, do respeito e do carinho e isso tem feito muita diferença em minha vida profissional e pessoal.
    Um, contribuindo com o outro com que tem a oferecer, engrandece o olhar sobre a vida. O olhar de que todos nós, cada um do seu jeito, é importante para favorecer a um mundo melhor, a um mundo bom.

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    1. Esqueci.
      Sou fo Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini. Ipameri e acompanho alunos do 7 ano e 3 série.

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    2. Isso mesmo, atitudes de ajuda, respeito e carinho são fundamentais a quem trabalha com pessoas, elas favorecem qualquer processo. Você esqueceu seu nome.

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  47. Cada um de nós tem o direito de pertencer à comunidade em que vive. Somos diversos, possuímos diferentes características, habilidades e necessidades. Precisamos construir uma sociedade mais inclusiva, que deve contemplar as necessidades de todos.
    Precisamos aprender a lidar com a diversidade, buscando um ambiente
    inclusivo em que todos se sintam acolhidos.
    Ao reconhecer o outro, somos capazes de desenvolver uma maior compaixão, empatia e respeito. Assim, nos tornamos melhores seres humanos. É preciso acolher e compreender ao invés de julgar ou rotular.
    Eliza de Fatima Pereira Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini Ipameri, Goiás

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    1. Perfeitas colocações Eliza, reconhecer o outro praticando a empatia favorece o desenvolvimento de ações positivas no contexto escolar, o acolhimento a compreensão e o não julgamento também são ferramentas de construção do processo de inclusão.

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  48. A letra escolhida foi C: Na minha opinião atualmente o bullying,racismo e o preconceito está mais presente no ambiente escolar do que a anos atrás. Visto que atualmente a internet é uma ferramenta onde muitos alunos utilizam para se comunicar e em alguns casos expor discursos de ódio através de fakes e acabam na impunidade.
    LIARA FEICE JERONIMO COLEGIO ESTADUAL PROFESSOR EDUARDO MANCINI. IPAMERI-GO

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    1. Sim Liara, a mídia possui seus pontos positivos e também seus pontos negativos, não sendo usadas da forma positiva podem trazer reflexos no contexto escolar, e as vezes reflexos negativos, cabe a nós propormos ações que minimizem e propiciem a sensibilização de todos no contexto escolar para o não ao preconceito e a não prática do bullying.

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  49. A mensagem principal que o vídeo me transmitiu foi a de que Empatia e Inclusão devem caminhar lado a lado, se completando. E para que a empatia pelo próximo aconteça realmente é preciso nos colocarmos no lugar do outro para que consigamos entender que cada ser humano tem sua individualidade, sua particularidade e é isso que torna cada ser único e tão especial, pois " somos diferentemente iguais". É preciso aprendermos a conjugarmos o verbo respeitar e praticarmos o amor, pois esse é o melhor modo de enxergarmos a vida.
    Professora Cláudia Mazon
    CEPI Augusto Monteiro de Godoy
    Pires do Rio

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    1. Exatamente Cláudia... A empatia gera a inclusão e deve ser nossa ferramenta de trabalho no dia a dia de nossas escolas.

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  50. Olá, boa tarde!!!
    Gostei muito do vídeo, achei interessante e vejo a importância de nós professores dedicar a cada aluno, independente de sua necessidade.Com isso temos que dar o melhor de nós a cada dia e sempre acreditar no potencial de cada aluno,pois cada um é único
    e tem o seu tempo para aprender.
    Professora: Raquel Peixoto de Oliveira
    Escola: CEPEM Ipameri

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    1. Sim Raquel, acreditar no potencial de nossos alunos é fundamental além de dedicarmos aquilo que nos propomos a fazer, sempre tendo como foco nossos alunos.

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  51. Sem dúvida que a empatia é fundamental imprescidivel que saibamos que o outro é diferente de nós.Ele tem suas características próprias, desejos e anseios e só teremos certeza que o nosso pensamento coincide com dele num gesto si.ples mas extremamente complexo,relacionando com ele.
    Professora Nelma Gomes
    Escola Cesarc Santa Cruz de Goiás.

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    1. Sim Nelma, cada pessoa possui suas necessidades e suas potencialidades e a empatia nos ajuda a perceber e a acolher tais necessidades e potencialidades gerando ações inclusivas.

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  52. Quando se tem empatia todos os alunos são diferentes e ao mesmo tempo iguais e únicos. Somente com muito amor e respeito aos nossos alunos,teremos condições de ajudá - los a superar limitações, assim como desenvolver potencialidades.
    Professora Deusilene de Oliveira Gonzaga Silva.
    Colégio Estadual Eurípedes Barsanulfo (CEEB) - Palmelo/Go.

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    1. Sim Deusilene, a partir do momento que temos atitudes de empatia para com nossos alunos passamos a buscar meios que os auxiliam na superação de suas limitações, promovendo a inclusão que tanto almejamos.

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  53. Muito importante esse vídeo ele mostra a importância do professor com seu aluno. O professor ele não é quem passa o saber para o aluno, a maioria das vezes ele está no lugar de pai ou mãe, a inclusão é uma forma de transmitir confiança e amor para seu aluno pois tem alunos que procura só um pouco de amor porque não recebe em casa.
    Professora Mariana da Costa Santos.
    Colégio estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha.
    Pires do Rio.

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  54. Sim Mariana, a afetividade também é ferramenta de acolhimento que aproxima professores e alunos de forma positiva e que pode gerar consequentemente atitudes de empatia.

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  55. LETRA " C"
    PERTENCEMOS À COMUNIDADE EM QUE VIVEMOS E TEMOS QUE RESPEITAR UNS AOS OUTROS COMO SOMOS REALMENTE. É PRECISO ACATAR E RESPEITAR CADA INDIVÍDUO COMO ELE É.
    INFELIZMENTE, TAIS PRATICAS COMO BULLYNG,RACISMO E PRECONCEITO AINDA EXISTEM NO CONTEXTO ESCOLAR, NÃO POR PARTE DAS CRIANÇAS MAS MUITAS VEZES POR PARTE DOS ADULTOS,PAIS E ATÉ MESMO PROFESSORES.
    Nome:Neide Mendes Pereira
    Col. Estadual SEN. ANTONIO DE R.CAIADO
    SANTA CRUZ DE GOIAS,GO

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  56. d) Três pontos são colocados como sendo fundamentais quando se fala em inclusão: ajuda, respeito e carinho. Na sua opinião como atitudes de ajuda, de carinho e de respeito podem contribuir para o processo de inclusão dentro da sala de aula?

    Diante do exposto, percebemos que ainda há preconceito em determinadas organizações da sociedade. De maneira geral, a sociedade não está preparada para conviver com pessoas especiais, e na maioria das vezes as julga pela sua incapacidade, com olhos de quem têm pena, de quem não imagina que uma pessoa com deficiência física precisa ser respeitada como qualquer ser humano.
    É fato que não somos todos iguais, contudo, família, escola e aluno precisam ser estimulados a reflexão sobre situações cotidianas ressaltando a importância da tolerância e do respeito ao que é diferente.
    Os alunos devem ser formados pela escola e pelas famílias para a tolerância e o reconhecimento das diferenças em âmbito de igualdade, é preciso sentir e experimentar o outro, deixando que ele nos afete emocionalmente. Também “acredito que o contato afetivo é o único capaz de transformar a qualidade das relações pessoais. O que me encanta no outro? O que me incomoda? O que me aterroriza? Provocar essas perguntas e despertar a curiosidade nos alunos também é tarefa da escola”.
    Patrícia Rodrigues Luiz Peixoto
    Colégio Estadual Normal Professore Cesar Augusto Ceva - Ipameri-GO

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    1. C) Sim, infelizmente ainda presenciamos no contexto escolar praticas envolvendo bulling, racismo e preconceito, nós educadores temos um papel importantíssimo na atuação em sala de aula, para acima de qualquer situação demonstrar aos educandos que ações assim trazem malefícios enormes e que o respeito a opiniões individualizadas devem sempre existir, respeitando o outro acima de tudo, ou seja, tomarem conhecimento que sempre devemos respeitar o próximo.
      Simone Cristina Marques
      CEPMG José Pio de Santana Ipameri- Go

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  57. Cada um tem as suas especificidades que devem ser respeitadas portanto na função que exercendo a efetividade faz a diferença. Devemos ter um olhar diferenciado para com nossos alunos assim como o contexto em quevive

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  58. A empatia não é um movimento simples, no entanto, colocar-se nesse lugar significa conceber a existência de um outro, diferente de nós. É um movimento de via dupla: percebê-lo como ser humano – igual – e percebê-lo como outro – diferente. Ser professor na educação inclusiva é, sobretudo estar disposto a acolher o aluno e suas possibilidades, respeitar seus limites e incentivar o seu desenvolvimento.
    Professora Maria José de Oliveira
    Colégio Estadual "Dr. Vasco dos Reis Gonçalves".
    Município de Urutaí/GO

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