quarta-feira, 15 de abril de 2020



Data: 15/04/2020
           Tema: O papel do gestor no processo de inclusão
Professora Angela Rosa

                                         


Temos consciência que o processo de inclusão no contexto escolar requer mudanças atitudinais, organizacionais e físicas, além de um efetivo envolvimento de toda a equipe escolar. Precisamos buscar por meio de ações diversas envolver toda a equipe na busca de estratégias e intervenções positivas que propiciem a adoção de práticas inclusivas. Para isso precisamos definir os papéis de cada um no processo, já que todos têm sua parcela de importância e responsabilidade. Hoje iniciaremos uma reflexão geral sobre a equipe escolar e o processo de inclusão partindo do gestor das escolas.
O gestor é aquele que estimula, incentiva e gera condições para que sua equipe realize o trabalho, sendo assim a postura do gestor no que se refere ao processo de inclusão vai refletir diretamente nas práticas de seus professores e equipe em geral. Ele deve ser o multiplicador de atitudes inclusivas no contexto escolar partindo do princípio de empatia, acolhimento, ajuda e respeito, valorizando toda a diversidade no ambiente escolar, de forma a contribuir com o processo.
O gestor precisa estar a par da realidade de seus alunos, conhecê-los e manter um diálogo com a família, bem como com sua equipe no sentido de garantir não só a inserção dos alunos no meio escolar, mas garantir efetivamente a sua inclusão por meio das estratégias de ensino e de envolvimento as quais devem ser planejadas e executadas dentro do projeto político pedagógico da escola, dentro dos parâmetros legais que regem a inclusão, bem como dentro de uma organização a qual deve ter por liderança o seu gestor.





               Então qual o papel dos gestores frente ao processo de Inclusão??


  • Um dos papéis mais importantes de um diretor é ser um gestor de humanidades.
  • Ser capaz de fazer a ponte entre os anseios técnicos internos e a necessidade da comunidade externa.
  • Não apenas administrar de maneira técnica uma escola.
  • A gestão escolar proposta pelo diretor é o que guia a escola.
  • É por meio das suas escolhas que são tomadas decisões relacionadas à utilização dos recursos dentro e fora da sala de aula, até como será o relacionamento da escola com o público de fora;



É pelas escolhas de gestão do diretor que a escola vai se adaptar ou não a uma educação inclusiva.


Conseguir um ambiente inclusivo não é tarefa fácil e necessita que o diretor seja resoluto e firme nas escolhas da sua gestão, para que, assim, todas as áreas da escola trabalhem alinhadas, com o objetivo de tornar a escola um ambiente inclusivo e saudável para todos.
Diante da realidade vivida buscar estratégias é fundamental


    Arranjos organizacionais do diretor:

  • Estar atento para atender às necessidades  que vêm com a diversidade apresentadas pelos alunos;
  • Trabalhar junto aos diversos setores da instituição;
  • Ajudar na criação dos projetos pedagógicos para alinhar os interesses sociais e as necessidades dos alunos;
  • Não tomar decisões que dividam alunos com necessidades especiais do restante da turma;
  • Procurar tornar a escola um local acolhedor;


  •     Promover meios de estabelecer relacionamentos pessoais adequados entre os alunos;
  •    Trabalhar diretamente com estratégias junto aos educadores, oferecendo-lhes apoio, material ou, se necessário, formação, dentro das possibilidades;
  •    Trabalhar junto aos professores para desenvolver materiais e projetos que sejam capazes de envolver todo o público discente de maneira íntegra;
  •    Manter o contato entre o ambiente escolar e a comunidade externa, e manter essa comunicação viva;

                                o diretor deve ainda:
  •   Conhecer as atribuições de cada profissional da rede de apoio, tendo o cuidado de cada um cumpra com suas atribuições e em hipótese alguma seja desviado de função;
  •   Estar inteirado das ações realizadas pela equipe da rede de apoio;
  •   Incentivar e participar de ações que reforcem o processo de inclusão no contexto escolar.
  •  Planejar juntamente com a equipe pedagógica momentos de incentivo ao estudo , busca de estratégias e troca de experiências entre seus profissionais.
  •  Saber quem são seus alunos que fazem parte do quadro de apoio, bem como suas respectivas deficiências, necessidades e potencialidades.
  •   Incentivar e valorizar sua equipe de forma que todos possam se sentir parte integrante no processo, tendo suas práticas evidenciadas e compartilhadas.



         Gestão Democrática

  •    O diretor sozinho não conseguirá garantir que a inclusão seja de fato o referencial de todas as ações da escola. Aliás, uma das condições fundamentais para a efetivação da proposta inclusiva em qualquer contexto é a participação direta de todos os envolvidos;

  •    Garantir um espaço democrático e participativo é fundamental e indispensável.


                                       Finalizando a reflexão

Trabalhar a partir da compreensão de que garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos implica transformar a cultura da escola, ou seja, os seus valores e o modo como ela se organiza, o diretor desta forma passa a ser uma figura central no processo inclusivo.

Atividade 02

*Após fazer a leitura do texto, faça um comentário sobre sua opinião acerca da importância do papel dos gestores no processo de inclusão. Quais a suas considerações sobre o tema de estudo de hoje? Como você analisa de forma geral o envolvimento dos gestores no que se refere a inclusão no contexto escolar?

*Não se esqueça que colocar seu nome e o nome da escola a qual você atua.

63 comentários:

  1. É de vital importância um gestor atuante,para se concretizar a inclusão.Esta temática é sempre atual e necessária para que se consiga uma inclusão real. Sem análise e sigo trilhando o caminho da aprendizagem. Mara Jane- Paz e Fraternidade - Ipameri.

    ResponderExcluir
  2. A instituição de ensino deve agir como um corpo, todos os membros são igualmente importantes. O diretor de maneira especial age como a cabeça, pois é de onde saem as ideias e assim são desenvolvidas em todos os membros, agindo assim no ensino e aprendizado de todos os alunos, em especial os da inclusão que precisam de uma atenção dobrada.
    Ruth Pereira de Araújo Rodrigues Oliveira.colégio Estadual Martins Borges-Pires do Rio.

    ResponderExcluir
  3. O papel do gestor escolar no processo de inclusão é de suma importância, pois é ele que envolve a comunidade escolar para que o processo de inclusão aconteça com a participação de todos. É fundamental o gestor conhecer e colaborar com ações para o processo de inclusão, sendo: oferendo apoio, participação, fornecendo materiais, conhecendo o papel de cada um no processo de inclusão escolar, conhecer os alunos do quadro de apoio. É muito importante incentivar e valorizar a equipe. Sendo assim, o gestor de forma democrática e atuante contagia a comunidade escolar para fazer o seu MELHOR.

    ResponderExcluir
  4. Claudia Aparecida Amorim. CEPMG Prof. Ivan Ferreira. Pires do Rio

    ResponderExcluir
  5. A inclusão escolar não se limita apenas aos alunos com necessidades especiais ou com a dificuldade de aprender, mas a todos os demais.
    A inclusão é uma ação muito ampla onde, a marca humana deve ser considerada no sentido profundo.
    Na escola, o gestor é uma peça fundamental nesse processo, pois, deve ter a sua atuação baseada na aceitação da diversidade. Ele deve ser o exemplo e incentivador do não ao preconceito, pois é líder e, nessa condição, a comunidade escolar se espelha na sua visão e nas suas ações.Com isso o diretor deve ter consciência e conhecimento da importância da inclusão, no ambiente escolar para que toda sua equipe seja responsável e colaborativa a inclusão de TODOS os educandos.
    Para que haja essa inclusão, sabemos que toda a equipe precisa estar envolvida, alunos, professores, coordenadores e principalmente o gestor, através de suas atitudes, pois é através dele que a escola se conduz. As ações dele retrata muito a dinâmica da escola.
    No Colégio Estadual Eurípedes Barsanulfo, a nossa gestora Alice Pires possui um grande conhecimento a respeito desse assunto, sendo inclusive, espelialista em Educação Especial Inclusiva, onde,busca realizar e orientar esse trabalho de INCLUSÃO no sentido real da palavra.

    Muitas vezes, nao paramos para analisar diversas situações...Trabalhamos mecanicamente, e com esses temas de estudos propostos pela mediadora Angela Rosa, nos leva a refletir e analisar a importância de estarmos realizando esses estudos. Parabenizo a você mediadora Angela pois estão sendo muito esclarecedores os nossos estudos.
    Heveline Fernandes de Paula
    Colégio Estadual Eurípedes Barsanulfo
    Palmelo, 16 de abril de 2020

    ResponderExcluir
  6. O gestor escolar é peça fundamental para o desenvolvimento pedagógica, pois ele é capaz de garantir abertura de novos espaços à transformação do cotidiano escolar. Para que suas ações tenham efeito satisfatório no processo de inclusão, a flexibilidade no seu trabalho é uma das condições indispensáveis, tendo em vista que deverá considerar a diversidade de opiniões. E ao buscar eficiência em seu trabalho deve atentar a influência da cultura de toda a comunidade escolar, mas não se utilizando apenas de argumentos, mas também aplicações concretas. O gestor tem grande importância na escola sendo necessário que ele busque sua atuação baseada na diversidade. Em consequência da liderança que exerce, todos que compõem este ambiente estarão se espelhando em suas ações, neste sentido deve ser o primeiro a ter consciência da importância da escola inclusiva implementando práticas que favoreçam este princípio. É importante ressaltar que o novo traz receios, e o gestor deve estar atento a este temor, encorajando todos os participantes do processo de inclusão a uma busca de novas práticas, apoiando o corpo docente para a aquisição de uma atitude inclusiva, respeitando sempre a individualidade de cada um.
    De fato o gestor deve realizar seu trabalho pautado em uma gestão democrática, onde todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem realizem um trabalho integrado objetivando a transformação da escola: sendo ambiente de estudo, mas também um lugar onde todos compreendam as necessidades específicas de cada um, tendo “empatia”, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro. É preciso que todos os gestores tenham consciência de que a escola só será acolhedora a partir de um processo educativo comprometido com a inclusão, tornando-se uma escola aberta e sua gestão verdadeiramente democrática.
    O gestor, apesar das dificuldades encontradas ao longo do exercício da sua função, tem procurado, com o apoio de sua equipe, buscar soluções para que os alunos com necessidades educativas especiais permaneçam na escola e tenham sucesso em suas aprendizagens.
    Claudia Araújo Rosa. CAEE-Paz e Fraternidade.Ipameri

    ResponderExcluir
  7. É de suma importância o papel dos gestores no processo de inclusão.Sendo assim, a inclusão de alunos depende de toda equipe escolar, gestores, professores, equipe pedagógica e alunos, mas o gestor tem um papel fundamental, pois através de suas atitudes, anseios e estímulos, que a equipe se espelhará e faz acontecer à inclusão e integração dos alunos com necessidades especiais, contribuindo para a criação de uma escola para todos.
    Andréa Cristina de Oliveira melo - Escola CEPEM - Ipameri

    ResponderExcluir
  8. Acredito que um dos papéis mais importantes do diretor é ser um gestor humano,capaz de ser o intermediador entre o ambiente interno da escola e a necessidade da comunidade externa e não apenas administrar de maneira técnica uma escola. Achei esse tema muito propício e importante para a atual conjuntura que estamos vivenciando no momento.Rosana Sales.Colégio CEPEM-Ipameri-GO.

    ResponderExcluir
  9. Tenho por mim que um dos papéis mais importantes de um diretor é saber administrar atendendo todas as necessidades da escola em que é o gestor. Pois o diretor é responsável de tomar todas as decisões internas e externas da escola.
    Ademais, as decisões tomadas pela gestão são fundamentais para a escola também na adaptação de uma educação inclusiva. Visto que o trabalho para se obter uma escola de ambiente inclusivo e saudável a todos é resultado de um alinhamento envolvendo desde o gestor até todos os profissionais envolvidos na instituição.

    Marta Lino da Rocha Oliveira
    CEPI Augusto Monteiro de Godoy - Pires do Rio-GO

    ResponderExcluir
  10. Muito pertinente esse tema abordado em especial no momento que estamos vivendo.Sabemos que o papel do gestor é de suma importância na articulação de todo trabalho desenvolvido no ambiente escolar e fora dele também.Quando pensamos ou falamosem educação inclusiva jamais podemos pensar em um grupo reduzido de pessoas, aluno, professores e professor de apoio.Para que o processo de inclusão aconteça de maneira efetiva devemos pensar no envolvimento de toda a comunidade escolar,família e a comunidade como um todo. E cabe,em especial, ao gestor fazer com que TODOS se sintam inseridos nesse processo e cada um com sua parcela de responsabilidade.Vale ressaltar que o papel do gestor não é apenas burocrático, pois lida diretamente com pessoas, vidas e mentes humanas.No dia a dia do meu trabalho percebo sim o comprometimento do gestor e de toda a equipe com os alunos especiais o que faz a diferença na vida dessas crianças.

    ResponderExcluir
  11. O gestor tem um papel muito importante onde ele irá repassar informações que constroem a socialização diante dos instrumentos q viabilizam o processo de aprendizagem numa educação de qualidade realizando juntamente com demais profissionais da escola um atendimento educativo buscando adaptações diante da necessidade de cada aluno . Rosimeiry Vitorino Teixeira Colégio Est.Sen.Antonio de R.Caiado. Santa Cruz de Goiás

    ResponderExcluir
  12. O gestor é muito importante na educação inclusiva, ele é a ponte que liga a comunidade e a escola, e que muitas vezes não enxergamos o grande trabalho que ele faz, que além de administrar pessoas que estão ali trabalhando junto com ele, também tem que trabalhar com o lado da comunidade, e garantir que professores não percam a motivação de trabalharem dia após dia para aumentar cada vez mais a inclusão buscando novas ideias e novas formas de trabalho e que os alunos se sintam à vontade no ambiente escolar, para que os índices de evasão escolar sejam cada vez menores.
    Mikaely Araujo Melo-CEPMG Prof. Ivan Ferreira. Pires do Rio-GO

    ResponderExcluir
  13. O tema abordado é muito importante, pois temos que ter em mente que o aluno de inclusão é da escola, e não apenas do professor de apoio que o atende. Sendo assim, é necessário que o gestor seja o promotor de mudanças atitudinais, possibilitando as transformações necessárias para que a pratica inclusiva realmente aconteça na escolarização dos alunos.
    Cátia Rosa Canêdo Araújo
    Colégio Estadual Maria Benedita Velozo.

    ResponderExcluir
  14. Colégio Estadual Senador António de Ramos Caiado.
    Santa Cruz de Goiás 16 de abril de 2020.
    Profissional de Apoio:Delci Gomes

    Tema: O papel do gestor no processo de inclusão.

    Numa escola inclusiva o diretor deve estar pronto para atender ás necessidades que vem com a diversidade apresentada pelo público discente da escola. Esse profissional deve trabalhar juntos com os funcionários que fazem parte da Instituição pois é uma escola inclusiva onde todos deve ser tratados iguais sem que haja a palavra desigualdade.
    Na educação inclusiva, isso deve intensificar ,Pois não se pode,de maneira alguma tomar decisões que dividam alunos com necessidades especiais do restante da turma.
    Os alunos especiais e suas famílias tendem a ter certa fragilidade emocional,o que pode fazer que estes alunos vêem abandonar os seus estudos. É preciso buscar vários meios de estabelecer o relacionamentos pessoais adequados entre os alunos é uma forma mais eficazes e importante para tornar o ambiente escolar em um local acolhedor para os alunos especiais onde eles sentem incluídos da melhor maneira
    possível de forma humanística,agradável e amorosa é preciso tomar cuidado para trabalhar com estes dando a eles o atendimento e atenção necessário no que for preciso sem haver desigualdade.
    Um gestor educacional para atingir meta precisa trabalhar com estratégias juntos aos educadores oferecendo-lhe apoio,material ou se necessário trena-
    Mento .
    O gestor deve trabalhar juntos com os professores regentes e profissional de apoio para desenvolver materiais e projetos que sejam capazes de envolver todo o público discente de maneira integra. Ao mesmo tempo,deve manter o contato entre o ambiente escolar e a comunidade externa e manter essa comunidade viva no dia-a-dia.
    No Colégio CESARC temos uma gestora dedicada e atuante que faz tudo para ser uma escola inclusiva onde todos são tratados da mesma forma sem haver desigualdade.


    "O gestor de uma escola tem a missão de desenvolver condições para que os alunos conquistem o bem mais precioso da vida:A EDUCAÇÃO "

    (Professor:Cesar Ricardo)

    ResponderExcluir
  15. O gestor escolar tem um papel muito importante, pois através de suas atitudes é que a equipe se espelhará e faz acontecer a inclusão e integração dos indivíduos com necessidade especiais.Importantíssimo o papel do gestor para que possamos ter a interação de todos de forma igualitária na educação.Aparecida Nogueira de Souza.Colégio Estadual Normal César Augusto César. Ipameri- GO.

    ResponderExcluir
  16. Esse tema tem por base a inclusão do aluno "na escola",diferente de ser aluno da professora de apoio.Se a escola é um todo deve ser trabalhado as decisões do gestor juntamente com toda equipe escolar.O papel do gestor,suas atitudes,suas decisões devem andar juntas com as necessidades apresentadas .Tenho visto que muitos gestores deixam a deseja,desconhecem o assunto por achar que inclusão é papel do professor do AEE,apoio ,o que faz com a escola fique separada. Antes mesmo do aluno ser acompanhado pela professora de apoio é um aluno matriculado na escola sendo assim ele é aluno de todos os professores daquela turma.

    ResponderExcluir
  17. A importância de um gestor para si concretizar a aprendizagem dos alunos.O gestor e fundamental no processo de inclusão do aluno dando seu apoio a sua equipe incentivar sua equipe a oferecer um bom desenvolvimento na sua escola.A inclusão dos alunos depende de toda equipe escolar.
    Irineu Pereira da Silva Júnior
    Nuclec João Gonçalves Ribeiro.Polo de buritizinho

    ResponderExcluir
  18. Já fui gestora e sei da importância do papel de um grupo gestor no processo de inclusão.Atuei em um colégio vinte e três anos e quando lá comecei,vivenciei a inclusão numa época em que nem se falavam nela em escola regular.
    Em minha opinião, o diretor e sua equipe gestora que estimulam e se posicionam como multiplicadores de atitudes inclusivas baseando-se na empatia, no acolhimento e devida valorização à diversidade, enobrecem o processo inclusivo no contexto escolar e cria condições de fortalecimento administrativo e pedagógico na busca de estratégias que envolvam toda a comunidade escolar em prol da inclusão.
    Há uns seis ou sete anos, tornei-me professora de apoio e desde então, tenho acompanhado as diversas opiniões a respeito da inclusão na dita escola regular e o que trago em minha bagagem é que não posso ignorar a dura realidade da inserção desses nossos alunos nela.Contudo, venho fazendo a minha parte com sentimento que mesmo perante a tantas dificuldades, vale a pena ver e viver o que muitos jamais viverão ou entenderão: o doce sabor de aprender juntos.
    Quero ainda relatar que hoje sou modulada em outro colégio e percebo o empenho e esforço de nosso gestor e sua equipe em garantir a todos nós, educadores, o sentimento de querermos fazer parte de uma prática inclusiva de verdade.E isso, em minha opinião, faz a diferença não só em nós educadores regentes e de apoio, mas também em todos os nossos alunos e suas respectivas famílias que nos confiam, dia-a-dia, seus tão amados e especiais filhos.
    Por fim, meu olhar é de que ainda se tem muito o que fazer, mas penso que muito já fizemos, pois presenciamos, no decorrer de anos e anos, bonitas vitórias pessoais, pedagógicas e até judiciais fazendo valer o direito a quem o tem.¨NÃO BASTA SABER, É PRECISO APLICAR. NÃO BASTA QUERER, É PRECISO TAMBÉM AGIR.(Goethe)
    Meu nome é Francisca Sebastiana Nunes da Rosa Vaz e sou modulada no Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini em Ipameri-Goiás.

    ResponderExcluir
  19. meu nome e cassia rezende de lima,colegio estadual dr francisco accioli.e uma pena nao se poder dizer o que realmente eu penso.as escolas tem que aprender muito,as diferencas sao gritantes,so no corpo a corpo conhecemos a necessidades de cada um.

    ResponderExcluir
  20. É primordial que o gestor pedagógico se conscientize da importância de se promover uma escola inclusiva e de promover ações que viabilize está proposta,mesmo porque, todos que compõem a comunidade escolar,estarão se espelhando em suas ações. Promover um momento de reflexão e assim rever o planejamento e nos planos de ações possibilitando uma efetiva participação de todos. Por essa razão é que nós professores que atuam nessa área necessitam de uma formação de qualidade para que a inclusão ocorra verdadeiramente.Porque a inclusão de alunos depende de toda equipe escolar.Deste modo,o aluno estará apto para viver em sociedade e desenvolver suas habilidades.Maria Angelica Pereira Ferreira, núcleo Estadual de Educação do Campo João Gonçalves Ribeiro, Polo de Buritizinho ,Orizona Goiás.

    ResponderExcluir
  21. O trabalho educativo envolve uma ação conjunta da escola, familia e dos profissionais especializados; cada um atuando responsavelmente em seu âmbito para que a ação educativa seja potencializada e dê frutos positivos. O gestor ocupa um papel fundamental que possibilita desenvolver ações significativas que promova a inclusão escolar.
    Professora Maria José de Oliveira
    Colégio estadual “Dr Vasco dos Reis Gonçalves” município de Urutaí/GO

    ResponderExcluir
  22. Importante analisar,no contexto geral do trabalho efetivo, que o gestor educacional é um profissional que precisa estar junto aos professores desenvolvendo materiais e projetos que sejam capazes de envolver todo o público discente de maneira íntegra.Se pararmos para pensar o que é um educação inclusiva percebemos que todos os discentes (docentes também)são,de alguma forma,deficientes em algo ou alguma Necessidade Especial todos os alunos tem uma necessidade especial em alguma área do estudo,seja nas exatas ou humanas. Se pensarmos em acessibilidade e deficiência também é na mesma linha, pois há modelos de rampas que escorregam,escadas muito altas,lousa quando possui baixa estatura entre outros. É primordial que o gestor esteja atento em toda estrutura física e funcional da escola em que atua. Nesse contexto têm ocorrido diversas formas de realizar a inclusão e o gestor escolar é muito importante no papel que atua, sendo necessário que o mesmo busque uma atuação baseada na diversidade em consequência da liderança que exerce, já que todos que
    compõem este ambiente seguem e analisam suas ações."Se o novo causa receios o gestor deve estar atento, encorajando todos os envolvidos para uma busca de novas práticas nas mais diversas formas de inclusão".(MEC-2004)
    Nádia Aparecida Alves e Santos
    Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha/ Colégio Estadual Martins Borges
    Pires do Rio-Go

    ResponderExcluir
  23. Priorizar ações no respeito a conscientização de todos do espaço escolar como para o processo de inclusão, não é tarefa simples. Mesmo com a legislação existente identificamos a presença de atitudes que caracterizam o profundo desrespeito com o direto do indivíduo com necessidades especiais.
    Para que a mudança desse paradigma da inclusão seja vivenciada de forma significativa, cabe ao diretor reconhecer a eficácia da experiência de interação entre todas as diferenças para o desenvolvimento da escola como um todo. Neste processo,
    Vivenciando estas questões da inclusão com mais proximidade nos últimos anos, pois faço parte da equipe gestora, compreendo que é de extrema importância que a escola tenhas princípios de ações objetivas, cabe ao gestor estabelecer estratégias que possibilitem o diálogo entre os diferentes atores que compõem o universo escolar, pensar em diferentes espaços e momentos que possibilitem o encontro e a troca entre a equipe da escola e a família e estratégias pedagógicas diversificadas pautadas na singularidade de cada um, com foco em suas potencialidades e para o pleno desenvolvimento de todos, sem exceção.

    ResponderExcluir
  24. Priorizar ações no respeito a conscientização de todos do espaço escolar como para o processo de inclusão, não é tarefa simples. Mesmo com a legislação existente identificamos a presença de atitudes que caracterizam o profundo desrespeito com o direto do indivíduo com necessidades especiais.
    Para que a mudança desse paradigma da inclusão seja vivenciada de forma significativa, cabe ao diretor reconhecer a eficácia da experiência de interação entre todas as diferenças para o desenvolvimento da escola como um todo. Neste processo,
    Vivenciando estas questões da inclusão com mais proximidade nos últimos anos, pois faço parte da equipe gestora, compreendo que é de extrema importância que a escola tenhas princípios de ações objetivas, cabe ao gestor estabelecer estratégias que possibilitem o diálogo entre os diferentes atores que compõem o universo escolar, pensar em diferentes espaços e momentos que possibilitem o encontro e a troca entre a equipe da escola e a família e estratégias pedagógicas diversificadas pautadas na singularidade de cada um, com foco em suas potencialidades e para o pleno desenvolvimento de todos, sem exceção.

    Patricia Rodrigues Luiz Peixoto
    Colégio Estadual Professor Cesar Augusto Ceva - Ipameri GO

    ResponderExcluir
  25. Para que o processo de inclusão aconteça devemos pensar no envolvimento de toda a comunidade escolar. O papel do gestor no processo de inclusão é muito importante. É pelas escolhas do diretor que a escola vai se adaptar ou não a uma educação inclusiva.

    Professora: Raquel Peixoto de Oliveira
    Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini - Ipameri-Goiás

    ResponderExcluir
  26. Para o bom funcionamento escolar é preciso um bom gestor.
    É importante o papel do gestor a aplicação nas práticas frequentes da gestão escolar e na orientação dos projetos de trabalho e ações promovidas na escola. Cabe ao gestor escolar promover na escola o sentido de visão social do seu trabalho e elevadas expectativas em relação aos seus resultados, como condição para garantir a qualidade de formação e aprendizagem dos estudantes.O gestor escolar, na escola, ele é o profissional a quem compete a liderança e organização de todos os que nela atuam, de forma que se promova a aprendizagem e formação dos alunos,permitindo que estejam capacitados a enfrentar os desafios do cotidiano.
    Dinamar Maria Costa Duarte
    Paz e Fraternidade
    Ipameri - Go

    ResponderExcluir
  27. Na reflexão foi colocado a importância do gestor na inclusão. Mas considerando o atual desafio de escolas públicas quanto a inclusão de todos os diferentes estudantes nas salas de aula comuns,cabe ao gestor criar estratégias para o entrosamento dos diferentes. Não esquecendo que sozinho ele não pode garantir a inclusão, tem que ser todos juntos garantindo as diferenças a assim fazendo a diferença.
    Professora:Nelma Gomes
    Escola:Cesarc.Santa Cruz de Goiás

    ResponderExcluir
  28. O gestor é fundamental no papel da inclusão escolar, para conseguir um ambiente inclusivo, que acolha a diversidade com igualdade, para que suas ações tenham efeito satisfatório no processo da inclusão. Pois o gestor sendo aquele que estimula, incentiva e acolhe com respeito, contribui para que o processo no ambiente escolar de realizar com sucesso. Teresinha de Jesus Mesquita Goncalves _ Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira _ Orizona- Go.

    ResponderExcluir
  29. O tema abordado é de total relevância, pois fica evidente que o diretor precisa estar ciente de suas funções frente aos desafios de uma educação inclusiva, visando melhor estruturar física e pedagogicamente o ambiente escolar de acordo com as especificidades apontadas para as realidades do contexto escolar.
    Sendo assim, é preciso que todos os gestores tenham consciência de que a escola só será acolhedora a partir de um processo educativo comprometido com a inclusão.
    Vania Lucia Albino Vaz- Colégio Estadual Normal Professor Augusto César Ceva

    ResponderExcluir
  30. O gestor escolar é a peça fundamental para o desenvolvimento pedagógico e deve atuar como a cabeça da instituição e garantir o envolvimento de toda a equipe escolar, pois todos os membros da instituição tem sua parcela de importância e responsabilidade. Para que a inclusão realmente aconteça de forma concreta é de suma importância que se tenha um gestor democrático e atuante onde todos os envolvidos (família, escola e sociedade) no processo ensino aprendizagem realizem um trabalho integrado. O papel do gestor é vital na articulação de todo trabalho desenvolvido no ambiente escolar e fora dele. O gestor deve ser o multiplicador de atitudes inclusivas (empatia, acolhimento, ajuda, respeito e valorização da diversidade) e ter a humanidade como fator principal para tornar a escola um ambiente inclusivo para todos. O gestor é a figura central no processo inclusivo e cabe a ele garantir que o aluno da inclusão é de TODA escola e não somente do professor de apoio e AEE.
    Professora Cláudia Mazon
    CEPI Augusto Monteiro de Godoy
    Pires do Rio

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. O papel do gestor é importantíssimo nesse processo de inclusão, pois é ele que vai estar em contato com os pais dos alunos e também ajudando os professores a criar ações. O gestor é peça chave no bom desenvolvimento da inclusão em seu colégio é através dele que podemos garantir que tudo de certo nessa caminhada rumo a inclusão que sempre sonhamos.
    Professora: Liara Feice Jerônimo
    Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini
    Ipameri-GO

    ResponderExcluir
  33. Sem dúvida,o gestor tem um papel fundamental dentro da instituição escolar para que o processo de inclusão se efetive. Ele é o articulador e incentivador da participação de todos os envolvidos, delegando responsabilidades,valorizando cada profissional e conhecendo cada aluno público alvo da inclusão.
    Boas estratégias do gestor garantirá que haja unidade em prol de uma verdadeira e significativa educação inclusiva.
    Professora: Vanusa Pereira da S. Vaz.
    CPMG José Pio de Santana
    Ipameri

    ResponderExcluir
  34. Os gestores tem sim um papel fundamental no processo de inclusão. É através deles, e com eles, que a escola traça o caminho a seguir.
    Cabe a nós, colaboradores, se unir, apoiar, para que o trabalho a ser executado não seja tão árduo e sim acessível a todos.
    É através dos gestores que tomamos conhecimento das atribuições que cabe a cada um.
    É também através dos gestores que passamos a conhecer os alunos, seus pais, seus responsáveis, enfim, toda a comunidade interna e externa.

    Colégio Estadual Senador Antônio de Ramos Caiado.
    Santa Cruz de Goiás, 19 de abril de 2020.
    Neide Mendes Pereira.

    ResponderExcluir
  35. O gestor escolar é o guia da escola, portanto, se demonstra atitudes e postura inclusiva torna-se um exemplo para toda a sua equipe. Faz-se necessário pensar e refletir sobre o papel de cada um na construção de uma escola inclusiva. Nesse sentido, cada vez mais vemos que a gestão tem colocado em pauta questões referentes à inclusão. Beatriz Ribeiro A. Picolini- CEPMG-Prof. Ivan Ferreira/ Pires do Rio.

    ResponderExcluir
  36. O gestor escolar é peça fundamental para o desenvolvimento de inovações pedagógicas, pois ele é capaz de garantir abertura de novos espaços à transformação do cotidiano escolar.
    Para que suas ações tenham efeito satisfatório no processo de inclusão, a flexibilidade no seu trabalho é uma das condições indispensáveis, tendo em vista que deverá considerar a diversidade de opiniões.

    Professora: Mariana da Costa Santos
    Colégio estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha.

    ResponderExcluir
  37. A educação especial vem expandindo o processo de inclusão social à todas as pessoas que apresentam alguma necessidade especial, algo que está inserido em todo mundo. A ideia é de que todos, mesmo limitados por alguma diferença, possam frequentar o mesmo espaço. Segundo Bueno, “... educação especial como “único meio” para superação das dificuldades apresentadas por essas crianças”. A inclusão dessas pessoas, ainda é um desafio, debatido entre pesquisadores, educadores, pais e grandes especialistas na área, que por sua vez, aspiram por um trabalho que envolva respeito e qualidade nos atendimentos direcionados a estes indivíduos, garantindo a igualdade e o espaço de todos na sociedade. A participação do diretor para que isto aconteça de fato no ambiente escolar é essencial, na forma de garantir a inclusão e respeito destes alunos. Por isto, a necessidade do gestor estar inteiramente compactuado ao processo educacional dos alunos inclusivos envolvendo toda a comunidade escolar, contribuem para um melhor desenvolvimento e sucesso dos mesmo no âmbito educativo. Rosiene Pereira M.M.dos Passos CEPI Augusto Monteiro de Godoy

    ResponderExcluir
  38. Maria Olina
    O gestor tem um papel de fundamental importância no processo de inclusão, mas ele não consegue sozinho. Para que a inclusão aconteça depende de toda equipe escolar, gestor, professores, equipe pedagógica, o administrativo(tanto da secretaria como da limpeza e merenda) e os alunos. Todos juntos desenvolvendo condições para que os alunos da inclusão se sintam acolhidos, valorizados, respeitados e amados na escola.
    Maria Olina Lopes de Mello Rezende.
    Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha.Pires do Rio.

    ResponderExcluir
  39. O gestor já tem como importante papel ser um gestor de humanidades, e as suas propostas é o que vai guiar a instituição "Escola". Sendo assim o gestor tem q se adaptar a uma educação inclusiva, integrando todos os alunos de forma igualitária.
    Todas
    devem

    Todos os alunos devem ter um ambiente igualitário para o desenvolvimento da sua educação, sempre sendo adicionado as necessidades educacionais especiais na escola em que ela se encontra.
    Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas o gestor precisa trabalhar para que o ambiente seja inclusivo.
    Os alunos precisam sentir incluídos de forma natural, e para chegar a essa meta o gestor tem que trabalhar com estratégias, como materiais necessários para o treinamento dos seus educadores e sempre estar ao lado oferecendo o apoio.
    Todo o trabalho deve ser em equipe, composta do gestor e seus educadores, como também deve ter o contato do ambiente escolar e a comunidade externa.
    Luenia Pereira Macedo. Colégio Estadual Martins Borges.Pires do Rio.GO

    ResponderExcluir
  40. Sabe-se que o diretor é um ser essencial e decisivo para o bom funcionamento da escola,em todos os seus aspectos.Como líder da comunidade escolar,ele pode fortalecer os laços na sua gestão e conseguir um alinhamento, para que todos trabalhem harmoniosamente,na busca e concretização de uma Proposta Pedagógica Inclusiva que culmine em bons resultados.Vale ressaltar que, não existe uma fórmula mágica,tal trabalho demanda esforço diário e contínuo, é um desafio.Creio que o desafio maior do diretor é "transformar a cultura da escola"com relação á educação inclusiva.É necessário um trabalho "árduo" e contínuo junto aos professores regentes e profissionais de apoio,e toda equipe escolar.Nesse sentido,a RELAÇÃO INTERPESSOAL e EMPATIA,ocupam lugar de destaque na otimização de resultados.É a interação com o outro que nos capacita.Como dito no texto em questão"o processo de inclusão no contexto escolar requer mudanças ATITUDINAIS, ORGANIZACIONAIS e FÍSICAS, além de um EFETIVO envolvimento de toda a equipe escolar".E o diretor da escola ,o "comandante" tem papel crucial nesse processo. Observo que, na escola onde atuo,a inclusão tem sido fortalecida pelo empenho dos gestores e de toda a equipe escolar,em identificar as limitações dos alunos e buscar mecanismos que as supere ou ,pelo menos, que as amenizem.
    Fernanda Paes CEPMG Prof Ivan Ferreira, Pires do Rio GO

    ResponderExcluir
  41. Com certeza o papel do gestor é de suma importância no processo de inclusão, pois é através das suas atitudes que a equipe se espelhará e fará com que o processo de inclusão e integração dos alunos com necessidades especiais aconteça. Eliza de Fátima Pereira- Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini

    ResponderExcluir
  42. Tema interessante e oportuno. O gestor é peça fundamental para que a inclusão realmente aconteça nas unidades escolares e não seja apenas discurso, mas de fato uma realidade. Está no gestor a responsabilidade de integrar atividades inclusivas no cotidiano da escola, ele deve compartilhar a inclusão com os demais setores escolar. Ele enxergando o aluno portador de necessidades especiais como indivíduo integrantes do processo educativo dará sustenção ao trabalho dos demais profissionais da inclusão.

    Sirley Rossana de Fátima
    Colégio Estadual Martins Borges
    Pires do Rio (GO)

    ResponderExcluir
  43. Fatima Meneses CPMG PROFESSOR IVAN FERREIRA - PIRES DO RIO
    Os textos analisados deixam bem claro o papel do gestor em um ambiente escolar, a inclusão deve fazer parte de todo o processo educativo, e não vista como parte separada. Vejo nossos gestores comprometidos com a inclusão, visto que atualmente eles procuram conhecer o trabalho e acreditar no potencial de nosso aluno.

    ResponderExcluir
  44. Maria Rosilda Vaz 22 de abril de 2020
    O gestor é peça fundamental no processo de inclusão dos alunos no ambiente escola, pois é a porta de entrada de uma escola. Por isso o interesse do diretor em intermediar essa acolhida é fundamental para um bom desenvolvimento desses alunos. Porém para que esse desenvolvimento seja pleno é essencial a participação de toda equipe escolar.
    CEPMG José Pio de Santana
    Ipameri-GO

    ResponderExcluir
  45. Não podemos negar a importância do gestor em todo processo educativo inclusive na inclusão pois infelizmente é comum muitos gestores acreditar que inclusão é responsabilidade do professor de apoio e AAEE. Já avançamos muitos gestores já estão caminhando lado a lado com todo o núcleo educativo.

    ResponderExcluir
  46. A gestão escolar proposta pelo diretor é o que guia a escola, é por meio das suas escolhas que são tomadas decisões relacionadas à utilização dos recursos dentro e fora da sala de aula.
    Sendo assim, é pelas escolhas da gestão do diretor que a escola vai se adaptar ou não a uma educação inclusiva. E nesse caso, o diretor tem um papel crucial para integração de todos os alunos de forma igualitária na educação.
    Contudo conseguir um ambiente inclusivo não é uma tarefa fácil e necessita que o diretor seja resoluto e firme nas escolhas da sua gestão, para que assim, todas as áreas da escola trabalhem alinhadas, com o objetivo de tornar a escola Um ambiente inclusivo para todos.

    ResponderExcluir
  47. CEPMG JOSÉ PIO DE SANTANA Ipameri Go
    Simone Cristina Marques

    ResponderExcluir
  48. O papel do diretor na construção de uma escola inclusiva torna-se indispensável uma vez que ele é o elo entre o ambiente interno e externo da escola, ou seja , ele é a peça fundamental para o início da mudança da cultura, das atitudes e das ações pedagógicas de todos na escola.Por isso ele deve se envolver e conhecer todos os alunos com necessidades especiais pelo menos saber em quais salas estudam e quais suas deficiências, além disso saberem quais professores de apoio ou itinerante que dão assistência a esses alunos, e se possível ler, pesquisar e fazer cursos nessa área . Dessa forma o gestor precisa sair um pouco de sua função técnica administrativa e buscar ser participativo na parte pedagógica .
    CEPMG- JOSÉ PIO DE SANTANA
    PROFESSORA: MARIA ALICE DE ARAÚJO
    IPAMERI- GOIÁS

    ResponderExcluir
  49. Falar do papel do Gestor na construção da escola inclusiva é de fato muito importante e ao mesmo tempo muito provocador, exige de nós a maturidade suficiente de entender o papel que cada profissional da escola tem na construção do processo de inclusão. Por que este é um trabalho feito a muitas mãos, portanto todos os profissionais da escola, as famílias dos alunos com necessidades especiais e a comunidade em geral, exercem ações importantes, mas cabe ao gestor a articulação dos envolvidos, para que todos se sintam parte do processo e o assumam, cada um com sua parcela de responsabilidade. É notável que na escola onde o gestor tem empatia, ele assume a diversidade presente na escola, estimula ações e incentiva os profissionais a fazerem a diferença na vida daqueles que chegam a sua escola, independente do seu grau de comprometimento. A escola inclusiva, assume o design universal da aprendizagem, que não separa os problemas em caixinhas, mas que elabora condições para que todos aprendam, mesmo aqueles que não possuem deficiências. Para além do gestor ser animador do processo de inclusão na escola, ele precisa ser também um grande incentivador do processo de formação para que toda comunidade escolar se mantenha atualizada e busque sempre mais conhecimento a cerca das necessidades da escola.

    Iara Ribeiro Silva
    EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona/GO

    ResponderExcluir
  50. O papel do gestor é tão importante quanto dos demais profissionais da educação no processo de inclusão. Uma ação leva a outra ação. Uma ação coletiva permite melhores resultados. O que o gestor deve possibilitar é a democracia e a abertura para bons concessos e afins no processo ensino aprendizagem. Carla Candida Coelho Marques C.A.E.E.Paz e Fraternidade.

    ResponderExcluir
  51. A escola é um ambiente que deve acolher e propiciar aprendizado,conhecimento. Então é de suma importância que haja um engajamento de todos na escola.E quando digo todos, isso envolve: pais,professores regentes, os de apoio,coordenadores e também o gestor,pois é ele k responsável maior em articular o trabalho dos demais.Afinal pensar planejar e agir na coletividade favorece muito mais o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência.

    Prof. :Erica Borges de Freitas
    Colégio Est. Dr. Vasco dos Reis Gonçalves.

    ResponderExcluir
  52. Falar em educação inclusiva implica a transformação da prática de ensino - aprendizagem de modo a garantir positivamente, de forma igualitária, o acesso e a participação de TODAS as crianças, sem exceções. Essa prática transcende os muros da escola e depende de toda equipe escolar: gestores, professores, equipe pedagógica e alunos. Cada um, de maneira singular e coletiva, concomitantemente, deve agir dentro de suas possibilidades e responsabilidades e ser agente de transformação, criando e incentivando estratégias que valorizem e atendam a diversidade apresentada no espaço escolar. Nesse sentido, o gestor tem o papel de mediador, motivador e espelho para as ações, pois, diante de sua liderança, deve agir em prol de um currículo integrado, envolvendo sua equipe na adoção de estratégias que atendam às necessidades específicas de seus alunos e, também, da própria equipe.

    Deusilene de Oliveira Gonzaga Silva
    Colégio Estadual Eurípedes Barsanulfo (CEEB)/ Palmelo - Go.

    ResponderExcluir
  53. *Nesse sentido,o gestor tem o papel de mediador,incentivador,motivador e espelho para as ações, pois,diante de sua liderança, deve agir em prol de um currículo integrado, envolvendo sua equipe na adoção de estratégias que atendam às necessidades específicas de seus alunos e, também, da própria equipe.

    ResponderExcluir
  54. A inclusão dos alunos depende de toda a equipe escolar, gestor, professores, equipe pedagógica e alunos, mas o gestor sem dúvida tem um papel muito importante, pois através de suas atitudes e decisões é que toda a equipe se espelhará e fará acontecer a inclusão e interação dos alunos com necessidades educacionais especiais.
    Luciana Diniz de Queiroz e Castro.
    Colégio Estadual Maria Benedita Velozo - Orizona - GO

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. A instituição de ensino deve agir como um corpo e depende da colaboração de todos. O diretor e a cabeça e é de suma importância no processo da inclusão, pois é através de atitudes, anseios e estímulos para com todos os envolvidos professor de apoio, pais e alunos. Iara aparecida de oliveira. Núcleo Estadual de Educação do Campo João goncalves Ribeiro. Orizona. Polo Corumbajuba

    ResponderExcluir
  57. A escola para desenvolver um processo de ensino e aprendizagem eficaz com alunos da inclusão,precisa de diretor e un grupo gestores que possam proporcionar a flexibilização desse processo desde o espaço, planejamento das aulas,currículo, enfim todos projetos e eventos que forem realizadas na escola com seu alunados. Temos que envolver nossos alunos da inclusão. Vale ressaltar que só temos inclusão, se todo o corpo escolar(professores,administrativo, alunos e os demais) estiverem envolvidos.

    ResponderExcluir
  58. A escola para desenvolver um processo de ensino e aprendizagem eficaz com alunos da inclusão,precisa de diretor e un grupo gestores que possam proporcionar a flexibilização desse processo desde o espaço, planejamento das aulas,currículo, enfim todos projetos e eventos que forem realizadas na escola com seu alunados. Temos que envolver nossos alunos da inclusão. Vale ressaltar que só temos inclusão, se todo o corpo escolar(professores,administrativo, alunos e os demais) estiverem envolvidos.
    Comentario de Adriana Cristina de Melo Oliveira. CEPMG José Pio de Santana.

    ResponderExcluir
  59. O gestor desempenha papel fundamental dentro da escola, ele realiza a ponte entre a comunidade e a escola, com uma gestão humanizada, torna-se sensível à inclusão no âmbito escolar e consegue através do exemplo implementar práticas inclusivas dentro da escola e incentivando os profissionais subordinados à ele, cria um ambiente agradável ao desenvolvimento das práticas inclusivas.
    Jhunes Clemente Sobrinho Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini Ipameri-Go.

    ResponderExcluir