segunda-feira, 4 de maio de 2020


04/05/2020

Atendimento ao público no contexto escolar
Professora Angela Rosa Resende da Silva


Dando continuidade as nossas reflexões sobre inclusão e escola, iremos analisar os pontos importantes no atendimento ao público no ambiente escolar. 
Temos a consciência de que quando falamos em inclusão não estamos nos referindo apenas as pessoas com deficiência, mas sim a toda diversidade existente no contexto escolar e que precisa ser respeitada e incluída. Desta forma faremos uma breve reflexão sobre o atendimento a essa diversidade no contexto escolar, partindo do pressuposto de que todos os funcionários devem estar preparados para um atendimento de qualidade a todas as pessoas que entram na escola, seja para estudar, buscar informações, visitar, etc.
A maneira como as pessoas são atendidas reflete sim na concepção de educação que escola defende e multiplica e deve ser ponto de atenção dos gestores. 
Propiciar momentos de reflexão sobre as práticas positivas no atendimento as pessoas dentro da escola deve ser algo planejado e trabalhado internamente.
O conceito de inclusão não deve ser algo explorado somente com os professores, deve ser algo ampliado as equipes que atuam dentro da escola, pois o aluno se movimenta por toda a escola sendo necessário que se sinta incluído em todos os ambientes de forma a se sentir realmente parte integrante.



Atendimento ao público no 

contexto escolar


  É incontestável o fato de que só pode haver melhoria da qualidade de vida nas sociedades se houver foco na qualidade da educação. Todos os atores, inseridos na educação formal ou não formal de nossas crianças, adolescentes e jovens precisam estar cientes de suas concepções, ações, mediações no processo educacional.
  Para que a escola possa definir seu projeto educacional, todos os sujeitos precisam assumi-la e desenvolver sua parcela de contribuição de forma consciente e não pormenorizada.

   A equipe que trabalha em uma escola, ao compreender que não trabalha em um local do setor produtivo comum da sociedade, mas em uma instituição promotora de desenvolvimento humano a partir da ciência, do conhecimento, das relações que são construídas em seu interior, irá interagir com as pessoas de forma a direcioná-las para seus potenciais emancipatórios. 

   Por essas razões, os Agentes Educacionais , também conhecidos como educadores são agentes que colaboram com a transformação social .A equipe escolar precisa se perceber como membros importantes da gestão democrática da escola. 
É importante compreendermos quem é o público da escola:

Público interno —
São todos os servidores e companheiros de trabalho, tais como professores, funcionários, estagiários, equipe diretiva. Considera-se por público interno da escola o indivíduo que trabalha para a instituição, participando ativamente dela.
Público externo —
São todos aqueles atendidos pela instituição de ensino, como: alunos, pais ou responsáveis, representantes das instituições que oferecem campo de estágio (no caso da Educação Profissional), fornecedores e a comunidade em geral.
Um atendimento de qualidade colabora com o bom andamento das ações na escola.
Quando são bem atendidos, os pais e alunos percebem que podem contribuir para a manutenção desse ambiente de cortesia, respeito e organização.
Também se sentem motivados a participar da escola por serem ouvidos, respeitadas e bem orientadas.
Uma vez que nossa finalidade escolar é preparar para a vida, o atendimento deve também ser humanizado, priorizando a escuta ativa e a empatia.



Princípios de um bom atendimento: 

Os princípios de atendimento estão relacionados à postura do funcionário, com as suas atitudes e o seu modo de agir com os alunos, pais, professores, outros funcionários e comunidade.É necessário definir nas políticas da instituição uma postura profissional de atendimento, como forma de avançar satisfatoriamente as relações entre a comunidade escolar em geral.

Os pais e responsáveis esperam informações claras sobre a proposta pedagógica das instituições e normalmente são atendidos pela equipe pedagógica para sanar tais dúvidas.Mas também precisam de informações frequentes sobre documentação dos filhos e outros assuntos de rotina e esperam ter suas dúvidas esclarecidas.
Muitas vezes a Secretaria Escolar é o primeiro setor da escola que recebe a comunidade. Por essa razão, ela se torna o cartão de visitas, demonstrando a identidade do local.
ATENDIMENTO AO PÚBLICO é a imagem da escola.
Quem faz o atendimento deve ser responsável e adotar uma forma de acolhimento baseado no respeito e na gentileza.Um dos princípios do bom atendimento é corresponder às expectativas da pessoa que procura a informação e compreender que quando se trabalha em um órgão público, você está de fato, a serviço da comunidade.Outro fator importante é percepção de que além de esclarecer as dúvidas, o funcionário precisa transmitir uma sensação de segurança para o público por meio da certeza e agilidade do atendimento.

                Um olhar inclusivo no atendimento ao público:

                                  Atendimento aos idosos:


Atentar-se às necessidades dos idosos, que muitas vezes precisam ser atendidos com um olhar especial.Oferecer preferência no tendimento.Encaminhar com educação e presteza até o departamento que ele precisa falar.Caso ele procure a secretaria ,auxiliar na leitura do documento ou do formulário, quando for necessário, verificando se estão enxergando com nitidez.Imprimir o documento de forma ampliada, se for preciso.Acompanhar o momento de preenchimento do formulário e demonstrar-se disposto a ajudar.
Caso o idoso tenha que trazer outros documentos para a escola, procure escrever em um papel e explicar o que são cada um deles ou para que servem.Ao solicitar documentos digitalizados, certifique-se de que a pessoa saiba utilizar as ferramentas da internet para isso ou que tenha alguém em casa para ajudá-lo.

Atendimento às pessoas com deficiência:

“ Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas”. ( Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência, artigo 1º).

  Assista ao vídeo a seguir que retrata algumas dicas importantes no atendimento a pessoa com deficiência e que podem ser usadas também no contexto escolar. ( Vídeo da empresa Carrefour - retirado do YouTube).



 No atendimento aos alunos com deficiência e mesmo no atendimento a diversidade existente no contexto escolar relacionadas a etnias, crenças, sexualidade, aspectos físicos e sociais, é importantíssimo o respeito por parte de todos os funcionários. Jamais se deve usar apelidos pejorativos, atitudes de intolerância e preconceito, intolerância, desrespeito e preconceito são inaceitáveis em um ambiente escolar que prega e defende a inclusão. A escola é um lugar de acolhimento, o grupo gestor e pedagógico da escola deve deixar isto claro para todos os que trabalham no ambiente.


Atendimentos aos alunos no ambiente escolar:



Em sua área de atuação atenda os alunos com cordialidade e um respeito;
Caso o assunto que o aluno queira tratar não diga respeito ao seu departamento, encaminhe-o para os responsáveis;
Não utilize, gírias e apelidos no trato com aluno, seja profissional no ambiente escolar.
Não grite, ou utilize de repreensões que use o toque.
Caso ocorra algum conflito no ambiente escolar, evite conflituar, o melhor a se fazer é evitar discussões e repassar o acontecimento que gerou o conflito aos responsáveis.
Não adiante assuntos ou informações que não sejam de sua área de atuação.
Evite fazer perguntas ou comentários com os alunos nos corredores que não sejam referentes ao seu atendimento no momento.
Assuntos do ambiente escolar permanecem no ambiente escolar, questões escolares são tratadas nas escolas, caso sejam procurados fora do ambiente escolar, oriente os interessados a comparecerem na escola.

ATIVIDADE 4-
  a) Após lerem o texto comente pontuando sua opinião sobre a seguinte afirmação:
" Atendimento ao público é a imagem da escola."
  b) Você considera que se faz necessário uma estruturação de um programa de formação continuada aos demais funcionários da escola que trabalhem questões sobre o olhar inclusivo no atendimento aos alunos e as pessoas que procuram a escola?


73 comentários:

  1. A= É importante que haja essa conexão entre todas as partes para que haja a cooperação voltada à inclusão do aluno que enfrenta algum transtorno.Os pais têm estabelecido uma verdadeira peregrinação à procura de escolas que ofereçam educação inclusiva e conte com educadores que saibam lidar com as situações.
    B=Os funcionários da escola podem passar por oficinas para saberem como lidar com cada caso. Considerando que não haja um roteiro pré-estabelecido, é importante que se saiba a maneira correta de estabelecer uma relação de confiança entre os profissionais e o aluno inclusivo, sem deixar de dar atenção aos demais estudantes.
    Professora: Nelma Gomes
    Escola: Colégio Estadual S.Antº de Ramos Caiado Santa Cruz de Goiás

    ResponderExcluir
  2. Todo atendimento ou solicitação deve ser pautado no princípio da empatia.
    No ambiente escolar precisamos zelar para que todos recebam bom tratamento em todas as suas dependências, seja pessoalmente ou por qualquer meio de comunicação.
    A imagem de uma instituição é classificada apenas pelo bom ensino que oferece, mas pelo tratamento que dispensa ao público.
    Como parte integrante do público interno percebo que somos todos responsáveis pela boa imagem da escola, repassando a todos que venham a nós um atendimento à altura de educadores que somos.

    B= Creio que a inclusão já faz parte da vida de todos os componentes do público interno da instituição escolar.Quem não acredita,deve pelo menos respeitar.
    Não será um programa de formação continuada que fará com que mudem a postura a respeito da educação inclusiva.

    Vanusa Pereira da Silva Vaz
    CPMG- José Pio de Santana
    Ipameri

    ResponderExcluir
  3. A)Atender com respeito todas as pessoas que procuram a Escola é mostrar profissionalismo. Quando a pessoa tem suas dúvidas esclarecidas se sente respeitada e valorizada. Na escola, devemos ter esse olhar de atenção e afeto para com todos. Hoje os pais ou
    responsáveis querem respostas rápidas para seus questionamentos e somos os responsáveis em fazer nossa escola crescer e fortalecer. Depende de como cada um desempenha com excelência sua função.
    B)Um programa de formação continuada seria excelente para aprimorar o olhar de toda equipe escolar sobre o acolhimento aos alunos com deficiência e a diversidade escolar.
    Claudia Aparecida Amorim
    CEPMG Prof. Ivan Ferreira
    Pires do Rio - GO

    ResponderExcluir
  4. Resposta A: É certíssimo que só pode haver melhoria da qualidade de vida nas sociedades se houver foco na qualidade da educação oferecida. Logo, ampliar o conhecimento dos profissionais da educação que atuam nas secretarias escolares a respeito das temáticas de atendimento ao público é essencial. Este conhecimento pode contribuir para as atividades inerentes à instituição de ensino e que tenham reflexo na melhoria da oferta da educação.
    Resposta B: Sim, se faz necessário. É preciso que a escola reconheça que é na diferença que se enriquece a identidade, pois a diversidade cultural é inerente ao desenvolvimento da ciência, porém o acesso a essa condição vai depender de vários outros fatores, podendo citar dentre eles, o compromisso da escola em assumir a sua função real de formar para a cidadania, trabalhando os aspectos de ordem social, política e econômica.
    Professora Maria José de Oliveira
    Colégio estadual “Dr Vasco dos Reis Gonçalves” município de Urutaí/GO

    ResponderExcluir
  5. È interessante, e super coerente, quando no vídeo diz sobre a Unicidade de cada um .Ninguém é igual em sua diferenças e, como citado em um estudo anterior,todos somos deficientes em alguma área. Conhecer essas diferenças em cada um é ampliar um olhar para as possibilidades de atendimento ás diversidades.A escola é uma instituição ,mas também é uma empresa que cuida do bem mais precioso:o filho. Se os pais,o irmão,o avô vai té a escola para uma informação,uma dedo de prosa , conhecer o espaço educacional,ou até mesmo quando é convidado a fazê-lo, e não for tratado com a gentileza esperada,essa instituição (empresa)cairá no conceito "educacional". Definindo seu projeto educacional, a escola e todos os sujeitos envolvidos nesse processo precisam desenvolver sua parcela de contribuição de forma consciente e respeitosa participando de cursos de formação voltados ao atendimento ao publico,seja ele alvo da educação especial ou da sociedade como em todo.Como intérprete em língua de sinais sempre observei a dificuldade em que alunos surdos tem para se comunicarem com os demais funcionários da escola. Sinais básicos como cumprimentos,apresentação,nomes ,entre outros, é de grande importância para que ele se sinta bem acolhido. Um curso básico de libras não é difícil de planejar e acontecer.Sugerindo com torcida para que aconteça.
    Professora/Intérprete: Nádia Aparecida Alves e Santos
    Colégio Estadual Martins Borges/ Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!
    Com certeza, a comodidade, a presteza, a confiança, que se oferece ao público que adentra o ambiente escolar, fará com que se crie uma persona para a escola com estas qualidades oferecidas. E no que se refere a questão "B", sim. O agir dentre de uma escola deve ser pedagógico, independente da função que se ocupa. A desinformação deve dar lugar a formação continuada.
    Mara Jane Vaz da Veiga - Escola Paz e Fraternidade - Ipameri

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A) Para o bom funcionamento, o sistema escolar precisa da colaboração de pessoas com diferentes graus e tipos de qualificação, essa falta de profissionais qualificados para atuarem nas escolas tem consequências no próprio ensino. A escola não funciona como deveria, e as crianças são as que mais perdem. Perdem suas possibilidades de desenvolver suas capacidades cognitivas, quando não se encontra em um ambiente com uma estrutura sólida adequada para usufruir a competência docente e perdem por não terem todas as suas necessidades atendidas.
    O bom atendimento acrescenta um valor precioso ao serviço oferecido às pessoas, porque as relações eficazes com as pessoas que atendemos, incorporadas à qualidade, fortalecem a opinião pública adepta à instituição. Uma vez que nossa finalidade escolar é preparar para a vida, o atendimento deve também estar cultivado à vida, às nossas origens, cultura e teorias contemporâneas.
    B) Todos os funcionários da escola precisam estar preparados para lidar com as diferenças, com a singularidade e a diversidade de todas as crianças e não com um modelo de pensamento comum a todas elas. Percebe-se, então, a importância de um programa de formação continuada.
    Claudia Araújo Rosa
    CAEE-Paz e Fraternidade
    Ipameri

    ResponderExcluir
  9. A => Para que exista um bom funcionamento no ambiente escolar, é essencial que os profissionais ao realizar o atendimento aos diferentes perfis de público, devem demonstrar empatia em relação às necessidades que estes públicos podem apresentar. Além disso, o preparo, ou seja, a formação para lidar com essas necessidades se torna algo imprescindível, pois, forja o profissional a estar atento as diversas situações que podem ocorrer, cabendo-lhe executar soluções rápidas de acordo com as teorias estudadas.
    Entretanto, a colaboração e a participação ativa dos profissionais no ambiente escolar precisam estar nítidas aos olhos do público, pois, passa o sentimento de confiança, respeito e de que o direito desse público ao acesso de uma Educação de Qualidade está assegurado.
    B => É fundamental que todos os profissionais estejam preparados para lidar com as diferenças que há na escola, prestando um serviço de maneira singular e única a todas as crianças. A formação continuada traz benefícios não só a escola e aos alunos, mas, estimula o profissional a contribuir com suas experiências em pesquisas educacionais de diversos parâmetros.

    Ariston Rodrigo Silva Lima
    Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha
    Pires do Rio/GO

    ResponderExcluir
  10. O presente tema tratado é de grande relevância à formação em todas às instituições, sejam elas de iniciativa pública ou privada. Entretanto, vale ressaltar que a inclusão é pensada no todo. Como a própria denominação da expressão já diz. Se tratando de escolas é imprescindível a busca por formações, reciclagem que levam aos servidores, toda a comunidade escolar a servir bem à comunidade local. Juntas, construírem a verdadeira inclusão, de todos:pais,sobretudo dos alunos, para que sintam confiantes e que sentem respeitados, valorizados. A fim de poder desenvolver habilidades e competências. Com resiliência e empatia as instituições de ensino fazem acontecer na prática seus Projetos Políticos Pedagógicos. Vale ressaltar que a conclusão na escola é pensada na coletividade,independentemente,de deficiência. É saber lhe dar com o tratamento respeitoso com tadas as pessoas que relacionamos no cotidiano escolar. De modo que a ética seja estabelecida. O zelo pelo pela imagem da escola, se associa à busca por una boa formação.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Colégio Maria Benedita Velozo( MABEV).Orizona-GO, 05-05-2020.

      Excluir
  12. Trata-se de uma proposta muito relevante, pois a escola não é somente o diretor, os professores, mas sim toda a equipe. Dessa maneira, faz se necessário que o projeto e a filosofia da instituição sejam conhecidos e vivenciados por todos. Nesse sentido é a identidade daquele local, logo toda a comunidade também reconhece seus princípios e sua atuação. Para que todos da equipe possam caminhar na mesma direção é preciso realizar reuniões de formação que abordem os diversos temas, dentre os quais, a inclusão e a maneira como tratar as pessoas no ambiente educativo. Beatriz Ribeiro A. Picolini/CEPMG- Pires do Rio.

    ResponderExcluir
  13. A- Quando se tem um atendimento de qualidade, o mesmo colabora com o bom andamento das ações propostas pela Escola. Se pais e alunos são bem atendidos, eles percebem que podem contribuir para um ambiente de cortesia, respeito e organização e se sentem motivados a participar da Escola por serem ouvidos, respeitados e bem orientados, pois a Escola tem como finalidade preparar para a vida, priorizando a escuta ativa e a empatia.
    B-Sim, pois uma formação continuada irá favorecer o estabelecimento de um diálogo entre os pares, facilitando a sistematização e o compartilhamento de experiências pedagógicas inclusivas, contribuindo assim para fomentar uma postura reflexiva sobre a prática docente e os saberes que a sustenta, podendo assim ser transmissora de um ensino de melhor qualidade para todos os envolvidos.
    Vania Lucia Albino Vaz
    Colégio Estadual Normal Professor César Augusto Ceva
    Ipameri/GO

    ResponderExcluir
  14. Focar na palavra educação, palavra esta que é tão ampla a nós, em nossa sociedade, é primeiramente lembrar que a mesma é o princípio do bom convívio familiar e social.
    Em minha opinião, educa+ação, é falar de uma educação de quem a pratica, independente de onde se encontre ou com quem se convive. Portanto, a educação na escola, aquela que inclui respeito ao próximo, é sinônimo de um bom atendimento ao público que a procura com suas peculiaridades e expectativas de sair satisfeito do local onde para ele, a educação de seu filho é prioridade.
    Quanto a um programa de formação continuada aos demais funcionários, acho justo, mas também entendo ser melhor que quanto mais formação a todos envolvidos no contexto escolar,mais garantia teremos da consciência de que trabalhamos em um órgão público e a serviço da comunidade e isso inclui o bom atendimento, cada um em sua função,para o bem de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Francisca Sebastiana Nunes da Rosa Vaz e trabalho no Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini de Ipameri.

      Excluir
  15. a) Com certeza, o atendimento ao público com respeito, gentileza, atenção e uma boa recepção às pessoas que procuram a escola para informações e atuam nesse ambiente, órgão público,é essencial para uma excelente imagem da escola. Sendo assim, o funcionário precisa transmitir uma sensação de segurança para a comunidade recebendo-a com carinho, clareza, atenção e agilidade no atendimento, respeitando as particularidades de cada um.
    Na escola é peculiar que temos esse olhar de afeto e respeito com todos da comunidade escolar.

    b) Concordo que todos os funcionários precisam estar preparados para atender e receber com respeito e empatia as pessoas inseridas na escola.Nota-se que é fundamental a importância de um programa de formação continuada.
    Professora : Andréa Cristina de Oliveira Melo
    Escola Estadual Professor Eduardo Mancini
    Ipameri

    ResponderExcluir
  16. A) Tem um slogan que diz " a primeira impressão é a que fica", sendo assim desde o primeiro contato ao ambiente escolar, o indivíduo sendo aluno, pai ou qualquer outra pessoa que deseja ir na instituição, deve ter uma boa impressão, desde o portão ao entrar, como também ao sair. Deve ter um tratamento adequado buscando sanar qualquer dúvida.
    B) Certamente, todos os funcionários de uma instituição que lida diariamente com pessoas, deve está preparado e especializado para lidar com as diferenças, independente de qual seja. Não havendo preconceito, mas um tratamento com respeito à cada pessoa, levando em consideração suas limitações e auxiliando em todo espaço escolar.
    Ruth Pereira de Araújo Rodrigues Oliveira
    Colégio Estadual Martins Borges/Pires do Rio-Goiás.

    ResponderExcluir
  17. A=quero que a escola tem um bom atendimento de qualidade. Os pai e alunos são bem recebidos,percebem que pode contribuir para um ambiente escolar agradável.B=todos os profissionais da escola sejam preparados para lidar com as dificuldades da sua escola cuidar de todas as crianças com respeito e carinho independente da dificuldade de aprendizagem dos alunos.Nuclec João Gonçalves Ribeiro polo de buritizinho Professor Irineu Pereira da Silva Júnior

    ResponderExcluir
  18. A) O bom relacionamento com o público da sua escola reflete diretamente na imagem que á sociedade tem da instituição. Os pais conversam entre si e relatam para os amigos e familiares o quanto está satisfeito com serviço oferecido pela escola.
    B) Investir em um bom relacionamento com a inclusão é essencial para a nossa instituição educacional que se mantenha atrativa ao longo do tempo e seja reconhecida como referência na área de aprendizagem inclusiva. A compreensão do bom atendimento inclusivo é aquele que procura verdadeiramente atender as expectativas do público e também das crianças especiais, pois nós profissionais da escola precisa transmitir serenidade, carinho e sensação aos demais alunos inclusivos da unidade escolar.
    Profissional de apoio: Maria Angélica Pereira Ferreira
    Núcleo Estadual João Gonçalves Ribeiro/Polo de Buritizinho/ Orizona- GO

    ResponderExcluir
  19. Colégio Estadual Senador António de Ramos Caiado.
    Santa Cruz de Goiás 6 de maio de 2020.
    Professora:Delci Gomes.

    Tema:Atendimento ao público no contexto escolar

    A) A Instituição para ter bom atendimento ao público é preciso que toda a equipe procura da melhor maneira mostrar que nas repartições públicas principalmente a escola não pode haver a palavra diferença pois todos os seres humanos deve ser tratados com respeito independente da idade ou deficiência.
    O atendimento de qualidade transforma lágrimas em sorriso ,tristeza em alegria por isto devemos saber que todos os profissionais que trabalham com vida tem que estar sempre buscando novas metas de capacitação para atender o público interno e externo com atendimento de qualidade para que leva uma boa imagem daquele local que foi bem recebido por todas as pessoas que procurou para ter informações sobre algo que estava precisando.
    B)Todos funcionários que está diretamente em contato com pessoas como alunos,pais e comunidade em geral que procura a Instituição deve estar preparado para recebe-los com carinho e respeitar cada um com suas diferenças sem haver desigualdade e preconceito.
    Saber lidar com todos os tipos de pessoas é muito importante vamos todos juntos de mãos dadas em prol de um atendimento gratificante principalmente na área da educação. Que começa o dia com um "Bom Dia " e termina com uma "Boa Noite."

    "Se o lugar não permitir o acesso a todas as pessoas,esse lugar é deficiente."
    (Thais Frota)

    ResponderExcluir
  20. "Atendimento ao público é a imagem da escola." Certamente,e não só o público da educação inclusiva,como o público em geral. Escola é o lugar que forma mentes humanas, lugar de respeito,de acolhimento, de valorização a todas as pessoas sem distinção. E como já foi falado aqui neste espaço de estudo e reflexão, todos que atuam no ambiente escolar devem tratar com respeito e empatia seu público, seja aluno, pais e ou comunidade.Em relação a formação continuada aos funcionários da escola considero sim de extrema importância para que haja alinhamento nas ações pedagógicas e também na forma de lidar com as diferenças, independentemente se a pessoa possui ou não alguma deficiência. Além da formação continuada destaco a necessidade de políticas públicas voltadas à garantia dos avanços conquistados e a continuidade na melhoria do processo ensino aprendizagem em todos os níveis, e especialmente na educação inclusiva.

    ResponderExcluir
  21. Vivemos em uma sociedade e com isso precisamos conviver e nos relacionarmos com diversificadas pessoas em nosso cotidiano.E nessa convivência podem surgir uma infinidade de sentinentos os quais, precisamos aprender a lidar.
    Somos funcionários de uma instituicao pública,onde lidamos com diversificados tipos de pessoas e, assim devemos manter nossa postura,com relação as nossas atitudes e modo de agir para com os pais,alunos,colegas de trabalho e a comunidade em geral, tentando ao máximo possivel ter equidade nos atendimentos de acordo com as limitações e necessidades peculiares de cada um.
    Todos gostamos de ser bem tratados,então devemos tratar a todos também com respeito,paciência, compreensão, empatia e simpatia, evitando julgamentos desnecessários, uma vez que, a humanidade precisa muito mais de amor e compreensão do que de julgamentos.
    Atender a todos respeitando as diferenças é nossa obrigação,afinal estudamos para estarmos aptos a exercer a nossa profissão com eficiência e competência.
    Cada pessoa necessita de uma atendimento diferenciado e isso nós já sabemos, que é ser justo, uma vez que, cada um tem necessidades e limitações diferenciadas.
    A diretora Alice Pires aqui no CEEB, além de nos dar exemplo,nos orienta continuamente com relação a importância de tratarmos nossa clientela, nossos colegas ,enfim a todos que convivem na nossa escola com respeito,cordialidade.Inclusive, organiza de forma bem específica a função a ser realizada, as quais todos devem seguir diariamente, para atender nossos pais, alunos e comunidade em geral respeitando e correspondendo as expectativas das pessoas que buscam a nossa instituição escolar.


    Colégio Estadual Euripedes Barsanulfo
    Heveline Fernandes de Paula
    Palmelo,07 de maio de 2020

    ResponderExcluir
  22. O cartão de visita de toda entidade social é o bom atendimento ao público. Na escola não é diferente. Para tanto, precisamos trabalhar com presteza, correspondendo as expectativas daqueles que nos procura.
    Acredito que a formação continuada que englobem todos os funcionários da escola , melhoraria muito o atendimento ao público.
    Cátia Rosa Canêdo Araújo
    Colégio Estadual Maria Benedita Velozo

    ResponderExcluir

  23. a) O atendimento com qualidade forma respostas de qualidade do público. Uma vez bem atendidos, os pais e alunos vão aprendendo a colaborar para a manutenção desse ambiente saudável de respeito, cortesia e organização, sentem-se motivados a participar da escola e, assim, contentes em fazer parte de uma instituição em que as pessoas são ouvidas, respeitadas e bem orientadas.
    b) Acredito que um programa de formação continuada com participação dos funcionários da escola direcionado ao desenvolvimento e enriquecimento dos alunos, melhoraria o atendimento ao público.

    Dinamar Maria Costa Duarte
    CAEE Paz e Fraternidade
    Ipameri - GO

    ResponderExcluir
  24. A) Inicio meu comentário com um velho ditado: “Não faça ao outro o que não gostaria que fizesse com você". Faz-nos lembrar da empatia: fazer ao outro aquilo que ele necessita. E para ter a imagem de uma instituição que se preocupa com o atendimento ao público é essencial a existência da empatia. Além do mais a presença do respeito entre todos os funcionários valoriza o desempenho de um trabalho com dedicação e mais responsabilidade.
    E, é importante a presença dos princípios do atendimento ao público relacionados à postura de cada funcionário que faz parte da unidade escolar.


    B) Ressalto que o comentário da Mediadora Ângela nos mostra que o conceito de inclusão não deve abranger somente o corpo docente, mas também ser ampliado para as demais equipes que atuam dentro da unidade escolar. Pois dessa maneira ajudará a contribuir para que aluno se sinta parte integrante em todos os ambientes da escola.
    Do mesmo modo toda equipe que trabalha na escola precisa entender que a instituição é parte promovedora do desenvolvimento humano, distribuindo o conhecimento cada vez mais diversificado respeitando as diferenças existentes.
    Por fim destaca-se que os demais funcionários da escola possuindo um olhar mais inclusivo no atendimento aos alunos e ao público é uma necessidade significativa para um ambiente cada vez mais de respeito a inclusão.

    Marta Lino da Rocha Oliveira
    CEPI Augusto Monteiro de Godoy - Pires do Rio-GO

    ResponderExcluir
  25. A) Com certeza! Um atendimento de qualidade colabora com o bom andamento das ações na escola.
    Os pais ou qualquer outra pessoa, quando são bem atendidos percebem que podem contribuir para esse ambiente de respeito e organização. Uma vez que a finalidade escolar é preparar os alunos para a vida priorizando a escuta ativa e a empatia.
    A escola é um lugar de acolhimento e respeito, o grupo gestor e pedagógico deve deixar isto bem claro para todos os que trabalham no ambiente.


    B) Pessoas com deficiências são aquelas que tem algum “impedimento”, seja ele de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, sendo assim é muito importante o respeito, atenção, paciência por parte de todos na escola. Por esse motivo se faz necessário um programa de formação continuada com os demais funcionários da escola.

    Professora: Raquel Peixoto de Oliveira
    Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini – CEPEM
    Ipameri - Goiás

    ResponderExcluir
  26. Devemos contar com um atendimento diferenciado ,favorável e que proporcione um retorno positivo ao público .Proporcionando informações adequadas,onde possamos esclarecer dúvidas quanto ao funcionamento da escola tambem é indispensável para uma bom atendimento .Portanto devemos estar preparados para lidar com as diferenças q há na instituição escolar ,buscando sempre aprimorar esse atendimento ao público . Rosimeiry Vitorino Teixeira ,Colégio Est.Sen.Antonio de R.Caiado ,Santa Cruz de Goiás

    ResponderExcluir
  27. No contexto escolar é muito importante que o atendimento
    ao público seja feito com educação e respeito. Esse atendimento faz com que as famílias tenham uma imagem positiva da escola.
    Todos os funcionários da escola devem estar cientes das particularidades dos alunos da inclusão e aptos a lidar com as diferenças de cada um. Nesse sentido vejo que um programa de formação seja muito válido, pois assim podemos garantir o bom atendimento a todos. Eliza de Fatima Pereira - Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini

    ResponderExcluir
  28. Atendimento ao público com certeza revela a imagem da escola. No inicio do texto a professora Ângela, retoma a abordagem de que a "inclusão não se trata apenas de pessoas com deficiência, mas de toda diversidade da escola" a forma como o público é atendido reflete a concepção de educação que a escola defende. Desse modo, gestores e coordenadores devem estar atentos a forma de tratamento que é dado no atendimento a comunidade escolar, especialmente no que tange a secretaria escolar, pois ela é o cartão de visita e demostra o trabalho que é desenvolvido na escola no âmbito da inclusão. Penso que se faz necessário um programa de formação continuada que dê respostas ao tipo de atendimento que deve ser dado a comunidade escolar em geral, considerando a diversidade que ela atende.
    Iara Ribeiro Silva
    Escola Família Agrícola de Orizona - EFAORI

    ResponderExcluir
  29. Com certeza o atendimento ao público é importante e deve primar pela qualidade e excelência. E principalmente na escola, por refletir diretamente na sua imagem como instituição de qualidade junto a sociedade onde está inserida.
    Quanto a formação continuada a todos os funcionários da escola considero muito importante, pois através da formação e capacitação de todos é que a escola alcançará um ambiente de acolhimento, de respeito a todos, a diversidade e a inclusão.
    Luciana Diniz de Queiroz e Castro
    Colégio Estadual Maria Benedita Velozo
    Orizona - GO

    ResponderExcluir
  30. A) Com certeza, o atendimento ao público é o cartão de visita de qualquer lugar ou instituição. Na escola não seria diferente. Estamos recebendo pessoas que fazem parte de uma cultura diversificada. Quando falo em cultura diversificada, me refiro aos ensinamentos ,aos conhecimentos e as práticas de valores morais e éticos de uma sociedade. Na escola, além de pais ou responsáveis, alunos e visitantes, temos o grupo gestor,os professores e funcionários. Muitas vezes percebemos um certo despreparo para compreender e agir com o diferente. E quando digo isso, não me refiro apenas à alunos com alguma deficiência ou que apresentam outros problemas, sejam eles de ordem econômica, familiar,e etc. Todos devem ser tratados de forma igualitária e com respeito. Afinal, gentileza gera gentileza. Saber receber, acolher, compreender o outro e encaminhar da melhor msneira as situações que vivenciamos é sair do nosso estado de egocentrismo e saber que existem "n" realidades por aí.

    B) Formação é sempre bom. Poder ter momentos em que possamos trocar experiências ou até mesmo assistir uma palestra sobre Diversidade e inclusão seria muito bom. As pessoas que tem o primeiro contato com os alunos e pessoal da secretaria não recebem esse direcionamento através de formações, ao contrário de nós professores que estamos sempre estudando e convivendo mais de perto com algumas realidades. É importante que os alunos não se tornem para eles somente um número. São seres humanos que devem ser incluídos e tratados na sua individualidade.

    🌸"Respeito é bom e todo mundo gosta"🌸
    🌸"Gentileza gera gentileza "🌸


    COLÉGIO ESTADUAL DR. VASCO DOS REIS GONÇALVES.
    PROFESSORA: ERICA BORGES DE FREITAS
    MUNICÍPIO: URUTAÍ-GO

    ResponderExcluir
  31. 1-Sim, a instituição escolar que faz um atendimento diferenciado de qualidade, tanto com o público interno como com o público externo, terá um cartão postal de credibilidade e acolhimento.
    Geralmente quando os pais e alunos são bem atendidos contribuem para a manutenção do ambientede cortesia, respeito e organização e se sentem motivados a participar da escola por serem ouvidos, respeitados e bem orientados. 2- Para que o atendimento a essa diversidade existente no contexto escolar seja respeitada, todos os funcionários devem ser preparados com formação e capacitação, para atender as pessoas e que não podem ser algo explorado só por professores, pois, os alunos se movimentam por toda escola, sendo necessário que todos se sintam incluidos em todos os ambientes e se sentindo integrante do todo. O bom andamento das ações na escola colabora para um atendimento de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresinha de Jesus Mesquita Goncalves- Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira.

      Excluir
  32. A) Sem dúvidas que a escola precisa ter um olhar diferenciado, ao atendimento ao público em geral. Todos os funcionários da escola devem estar preparados para esse atendimento de forma cordial, pois é o mínimo que podemos oferecer as pessoas que procura a escola em busca de qualquer informação.
    B) Todos os funcionários da escola precisam estar preparados para lidar, com as diferenças no ambiente escolar, seja ela de qualquer natureza. Respeito e empatia são fundamentais no tratamento de alunos de inclusão. Seria interessante um curso de formação continuada, onde envolvesse toda equipe escolar.
    Maria Rosilda Vaz
    CEPMGJosé Pio de Santana -Ipameri-GO
    08 de maio de 2020
    Ipameri-GO

    ResponderExcluir
  33. a) Atendimento ao público é a imagem da escola. A equação é simples o público como receptor conceberá a escola de acordo com o atendimento que recebeu. Convicções só se tornam reais quando se é transposto o desafio da prática. Um ambiente educador dificilmente será eficaz se não se tem uma equipe compromissada em exercer empatia, paciência, qualidade, ética e respeito a todo e qualquer tipo de público. Pessoas não se desenvolvem em ambiente hostis, pelo menos não no máximo de seus potenciais. Oferecer um bom atendimento é em última estância oferecer condições de ser escola.

    b) Com toda a certeza a formação continuada com vistas ao atendimento do público não é apenas necessária como fundamental para inclusão dentro do ambiente escolar. A atenção às pessoas que precisam não se resume a uma questão de resolutividade ou uma cartilha a ser seguida, com certeza é isso também, mas, vai muito além, pois não é um aparato pragmático que resolverá tudo, antes, faz-se necessária uma mudança de convicções. Conscientizar toda equipe escolar é ampliar horizontes; é lançar luz sob aquilo que por vezes está oculto e assumir preconceitos e estereótipos tão velados que são quase que inconscientes. Escola, como diz o texto não é um setor produtivo comum da sociedade, mas, um ambiente de formação pessoal. O sucesso do atendimento ao público é sem sombra de dúvidas o sucesso da unidade escolar. A equipe preparada para essa realidade não apenas cumprirá seu papel, mas, envolverá uma rede ampla e inclusiva de pessoas que desempenharão sua parte. A escola supera uma definição simplista de ser (aulas, secretaria e administrativo) e evolui para o status de comunidade que acolhe e multiplica saberes onde todos podem contribuir significativamente para seu aperfeiçoamento continuado e progressivo.

    Sirley Rossana de Fátima
    Colégio Estadual Martins Borges
    Pires do Rio (GO)

    ResponderExcluir
  34. Para um bom funcionamento no ambiente escolar, faz de necessário que todos os funcionários trabalham de forma educada e respeitosa, trazendo segurança para a comunidade escolar. B) É fundamental que todos profissionais estejam preparados para lidar com as diferenças Que existem na escola e para isso acontecer é sempre bom que todos possam participar de curso de formação continuada.

    ResponderExcluir
  35. Aparecida Nogueira de Souza.Colégio Normal professor César Augusto Ceva.Ipameri Goiás

    ResponderExcluir
  36. O público é a parte mais importante e interessante em qualquer processo de atendimento. E na escola não é diferente.
    Tem que ser tratado com respeito, buscando esclarecer suas dúvidas, num atendimento humanizado e com discrição.
    Para que isso aconteça, é necessário estar interado com a comunidade interna principalmente. Ter os mesmos objetivos, falar uma só lingua através da empatia.
    Sempre estar buscando melhorias nesse atendimento, participar de fromações continuadas a todos os funcionários (sem exceção), é uma maneira de estar aprimorando esses serviços. Tratar o outro, como gostaria de ser tratado.
    Tenho certeza que com isso, muito se faria em prol do outro, porque não dizer em prol de nós mesmos.

    Colégio Estadual Senador Antônio de Ramos Caiado.
    Santa Cruz de Goiás, 08 de maio de 2020.
    Neide Mendes Pereira.

    ResponderExcluir
  37. A recepção que se tem quando se chega a uma escola é o grande diferencial que faz as pessoas terem vontade de continuar ali. O atendimento que se tem com o público, principalmente no primeiro contato vai ser o cartão de visitas para o pai sentir segurança em deixar o filho na escola, para o aluno se sentir amparado no ambiente escolar, para o funcionário se sentir bem trabalhando. Esse atendimento não depende somente do corpo diretivo ou da secretária da escola, o atendimento é importante em todos os setores da escola, os profissionais tem que estarem preparados, mesmo que não sejam capazes de sanar a necessidade do público naquele momento em que foi procurado, sejam capazes de encaminhar a pessoa para o determinado local que ela necessita e que vai resolver sua dúvida.
    O atendimento de inclusão não é somente feito pelo profissional de apoio ou intérprete, todo o corpo da escola deve estar preparado para realizar esse atendimento, para isso se faz necessário o uso de um programa de formação continuada, é através da capacitação desses profissionais que a escola vai conseguir melhorar seu atendimento em relação a inclusão do público que necessita de atendimento especial, e também para que cada vez mais a inclusão se torne universal.

    Mikaely Araujo Melo
    CEPMG Prof. Ivan Ferreira
    Pires do Rio - GO

    ResponderExcluir
  38. 1-Dizem que a primeira impressão que fica é a primeira conversa, assim, o atendimento ao publico, principalmente na escola, o lugar que lida com desenvolvimento humano deve ser de excelência, nesse atendimento começa a ligação e relação da clientela da escola com a escola. FATIMA - PROFESSORA APOIO CEPMG PIRES DO RIO

    2-Com certeza, e esse olhar inclusivo não se refere apenas a educação inclusiva, mas a todo ambiente escolar interno e externo.

    ResponderExcluir
  39. A- O atendimento ao público é sim a imagem da escola e o primeiro contato que os pais e alunos tem como a escola. A melhor forma de atendimento ela deve ser com respeito, gentileza e atenção para poder esclarecer dúvidas e transmitir segurança no atendimento.
    B- Sim, se faz necessário uma estruturação como alguns programas de formação e cursos para auxiliar no atendimento aos alunos e a comunidade.
    Colégio Estadual Martins Borges - Pires do Rio- GO Maria do Rosário.

    ResponderExcluir
  40. a) Temos a consciência de que o sucesso de todas as instituições de ensino sejam elas de iniciativa pública ou privada está pautada na qualidade do ensino que oferece, bem como no tratamento ao público externo, assim como entre o público interno, valorizando a diversidade existente no contexto escolar,ou seja, todas as pessoas com ou sem deficiência,tendo como princípio e base a ética, o profissionalismo e a empatia nas relações interpessoais.

    b) Sim. É imprescindível para resultar em um ensino de excelência, e em uma instituição em destaque positivo, que todos os funcionários precisam e devem estar qualificados, preparados para um atendimento de boa qualidade numa perspectiva inclusiva; para tanto é necessário proporcionar ciclos de estudos, onde irão receber formação, capacitação continuada para melhor atender e valorizar não somente as pessoas com deficiência, mas sim a toda diversidade existente no contexto escolar.

    Deusilene de Oliveira Gonzaga Silva
    Colégio Estadual Eurípedes Barsanulfo (CEEB) - Palmelo/Go.

    ResponderExcluir
  41. Sim,é de suma importância a formação continuada e que todos os funcionários sejam qualificados e preparados para melhor atender aqueles que necessitam de ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,é de suma importância a formação continuada e que todos os funcionários sejam qualificados e preparados para melhor atender aqueles que necessitam de ajuda.Rosana Sales.Colégio Professor Eduardo Mancini.Ipameri-Goiás.

      Excluir
  42. Com certeza, a escola deve ser acolhedora de todos os envolvidos no processo educativo, principalmente em relação ao público atendido diariamente, pois todos nela inseridos, são responsáveis por promover um ambiente confortável e proporcionar um atendimento totalmente interligado ao bom relacionamento entre escola e comunidade.
    É importante que todos os responsáveis por este processo , seja da área pedagógica ou administrativa, compreendam os verdadeiros desígnios da educação inclusiva, mas para que isto aconteça de fato no ambiente escolar, todos precisam ser preparados e conscientizados, com isto, a necessidade de uma formação continuada voltada para a inclusão social nas escolas .
    Rosiene P.M.M.dos Passos CEPI Augusto Monteiro de Godoy

    ResponderExcluir
  43. O ambiente escolar é um lugar constituído por todos os seus funcionários. Neste caso, quando leio " Atendimento ao público é a imagem da escola" reafirmo aquilo em que acredito, que a escola é de responsabilidade de todos que ali trabalham. Quando vejo alguém da equipe administrativa orientar um aluno a caminhar pelo pátio ou usar um material em comum, observo tanto ensinamento como o usado em sala pelo professor.
    Assim como um professor precisa estar em constante estudo e aperfeiçoamento, os demais funcionários da escola
    faz-se necessário uma estruturação de um programa de formação continuada envolvendo questões sobre o olhar inclusivo no atendimento aos alunos e as pessoas que procuram a escola. Desta forma será possível buscar sempre o melhor ao atendimento do público externo.
    Kátia Daiane de Oliveira CEPI Augusto Monteiro de Godoy

    ResponderExcluir
  44. 1-Sem dúvida,o atendimento é um dos fatores-chave para o sucesso de qualquer instituição. A escola não é exceção.Se a escola pretende uma imagem de confiabilidade perante a sociedade,ela tem que investir e incorporar a cultura do bom atendimento em todos os seus aspectos.Alem de gentileza, respeito, empatia,presteza, que é um grande referencial,o bom atendimento também requer eficiência.
    2- Sim,se faz necessário, todos os envolvidos precisam estar alinhados e motivados aos propósitos definidos.Nesse caso ,a gestão de pessoas,seria interessante na capacitação de cada colaborador para melhorar seu desempenho.É importante que todos entendam como seu trabalho pode influenciar,positiva ou negativamente,nos resultados almejados pela escola.
    Fernanda Paes CEPMG Prof Ivan Ferreira Pires do Rio-Go.

    ResponderExcluir
  45. Todos os integrantes de uma Unidade de Ensino têm inúmeras e importantes ações que contribuem nas atividades que são desenvolvidas cotidianamente na escola, nessa dinâmica de trabalho é necessário conviver com outras pessoas, ligadas diretamente ou não ao exercício do trabalho. No entanto, indiferente de quem seja, ou qual a sua necessidade junto à escola, todas essas pessoas devem ser bem tratadas.
    Um atendimento de qualidade colabora com o bom andamento das ações na escola. O bom atendimento garante que, tanto os pais quanto os alunos contribuam para a manutenção desse ambiente de cordialidade, propiciando ainda a motivação para participar de todo processo pedagógico da escola por serem ouvidos, respeitadas e bem orientadas.
    Uma vez que a finalidade escolar é preparar para a vida, o atendimento deve também ser humanizado, priorizando a escuta ativa e a empatia, para tanto faz-se necessário que um programa de formação continuada seja ofertado aos demais funcionários da escola para que os mesmos trabalhem questões sobre o olhar inclusivo não apenas no atendimento aos alunos, mas também para com as pessoas que procuram a escola.

    Colégio Estadual Normal Professor Cesar Augusto Ceva _ Ipameri-GO
    Patricia Rodrigues Luiz Peixoto

    ResponderExcluir
  46. a) Concordo com a afirmação.O atendimento realizado na escola de forma educada, humanizado transmitido com segurança, respeito e prestatividade a todos os públicos contribui para a construção da imagem de uma escola de qualidade, de renome e de profissionais competentes. Por isso todos os funcionários devem-se atentar ao modo como tem realizado o atendimento.
    b)Sim. Faz-se necessário levar ao conhecimento dos funcionários dos vários setores da escola cursos de formação ou momentos de reflexão sobre as questões de atendimento as pessoas que procuram a escola, bem como questões de ética e relacionamentos interpessoais, uma vez que o "clima" , o equilíbrio e os bons resultados no trabalho pedagógico dependem também desses fatores que foram pontuados.
    Maria Alice de Araújo
    CEPMG -José Pio de Santana
    Ipameri- Goiás

    ResponderExcluir
  47. É essencial e relevante que todos os profissionais da unidade escolar estejam preparados para receber o público com competência,clareza e educação, pois todas as pessoas que procuram a escola esperam um ambiente que transmite equilíbrio e firmeza no que a mesma oferece. Sempre pensando na qualidade de ensino é necessário qualificação aos profissionais,nenhuma instituição escolar conseguirá bons resultados com desinformação e falta de competência no que faz diante da clientela e na própria prática do processo ensino aprendizagem. Carla Cândida Coelho Marques. Professora no C.A.E.E.PAZ e FRATERNIDADE. Ipameri Goiás.

    ResponderExcluir
  48. Um dos princípios do bom atendimento é corresponder às expectativas da pessoa que procura a informação. Todo atendimento deve partir do princípio da empatia. Para que a inclusão aconteça de verdade na escola, todos os funcionários devem estar preparados para um atendimento de qualidade a todas as pessoas que entram na escola e não somente aos alunos. Se a finalidade escolar é preparar para a vida, o atendimento deve ser também humanizado priorizando a escuta, a visão, o tato e em especial a empatia. Valorizar a diversidade é valorizar todas as pesdoas, pois cada pessoa é única independente de ter ou não deficiência. A falta de informação pode nos levar a julgamentos errados e atitudes preconceituosas por isso se faz necessário uma formação continuada para todos os funcionários da escola. Partindo do princípio que é conhecendo que podemos entender melhor as diferenças, então a formação voltada ao atendimento à todas as pessoas respeitando as diversidades é de extrema necessidade no ambiente escolar.
    Professora Cláudia Mazon
    CEPI Augusto Monteiro de Godoy
    Pires do Rio

    ResponderExcluir
  49. A) Todas as pessoas que procuram a escola precisam ser atendidas com respeito e suas dúvidas esclarecidas. E os profissionais devem transmitir segurança, gentileza e agilidade.
    B) Com certeza todos os profissionais precisam estar preparados para lidar com as diferenças na escola, independente de qual seja. E para que isso aconteça seria bom todos participarem de programas de formação.
    Maria Olina Lopes de Mello Rezende.
    Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha.
    Pires do Rio.

    ResponderExcluir
  50. A) O atendimento ao público externo é o primeiro contato da sociedade com a escola, a cordialidade, o respeito e a atenção dedicados em um bom atendimento ao público refletem positivamente o nome da escola perante a sociedade.

    B) É extremamente necessária uma formação continuada com todos os que atuam dentro da escola, pois tanto o alunado como os pais e responsáveis tem contato com todos os funcionários em algum momento dentro da escola ou fora dela. Uma formação continuada ajudaria a conscientizar todos por uma causa comum.

    Jhunes Clemente Sobrinho
    Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini
    Ipameri.

    ResponderExcluir
  51. 11/05/2020-Sou professora de apoio,acho de fundamental importancia que todos os funcionarios de uma escola estejam prepaarados pra ser o cartao postal de atencao,educaçao,de receber bem todos sem distinçao.Somos todos iguais mesmo com limitaçoes e algumas diferenças.eu soou Cassia Rezende de lima,Colegio estadual dr Francisco Accioli,Pires do Rio, go

    ResponderExcluir
  52. É de suma importância essa conexão entre todos os funcionários para que o processo da inclusão sejam correspondido com sucesso.Iara Aparecida de Oliveira.João goncalves Ribeiro.

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde. Já sou professora de apoio há alguns anos mesmo tendo afastado por um tempo não deixei de ser professora, estando na condição de regente ou em outra função da escola, pois considero que inclusão é todo o núcleo da escola, cada uma em sua função fazendo com que todos sejam acolhidos e as diferenças superadas. Neste contexto os outros objetivos vão sendo alcançado no decorrer do processo, pois a essência já foi semeada.
    Cláudia Aparecida Batista de Oliveira
    Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira
    Orizona- Go

    ResponderExcluir
  54. Todo atendimento ao público deve ter extrema atenção quanto ao um bom acolhimento, e principalmente a Escola, que é onde a comunidade deposita a esperança de resultado positivos. A recepção da escola deve ser a melhor, e não somente a recepcionista, mas todos que trabalham no ambiente escolar, pois o acolhimento é realizado desde a entrada da escola até a sala de aula. Através de um acolhimento adequado e com qualidade a comunidade vai se sentir segura em questão aos resultados que virão.
    Todo profissional requer de qualificação, e necessita de formação adequada para o seu trabalho, é de suma importância que os líderes vejam isso como necessidade contínua para que o resultado dos trabalhos dos profissionais sejam positivos.
    Luenia Pereira Macedo
    Colégio Estadual Martins Borges
    Pires do Rio

    ResponderExcluir
  55. Em qualquer ambiente as pessoas devem ser recebidas com respeito e cordialidade, em uma instituição educacional isso é fundamental,pois é o local aonde o indivíduo será moldado e o exemplo é o melhor processo de ensino e aprendizagem . Mas infelizmente nem sempre isso acontece em nosso cotidiano.
    Adriana Cristina de Melo Oliveira
    CEPMG JOSÉ PIO DE SANTANA
    Ipameri

    ResponderExcluir
  56. Eu acho importante ,pois não somos detentores de todo conhecimentos, mas é preciso colocar em prática o que aprendemos e infelizmente nem todos colocam em prática o que foi repassado, isto é possível perceber pelas as atitudes de alguns profissionais .
    Adriana Cristina de Melo Oliveira
    CEPMG José Pio de Santana.

    ResponderExcluir
  57. Uma escola eficiente se faz com o engajamento de todos os profissionais que nela atua. E como servidores sociais , responsáveis pela formação integral dos alunos, todos precisamestar atentos ao bom atendimento oferecido no ambiente escolar, desde o porteiro até a direção.
    Empatia , cordialidade, respeito e todas as demais atitudes do bem viver, precisam fazer parte das ações cotidianas de todos, pois isso será a identidade pela qual essa instituição será conhecida na sociedade e por tantos quantos se utilizarem de seus serviços.
    Portanto faz-se necessário um programa de formação continuada a todos os servidores educacionais que realme te esclareça questões sobre a inclusão e a diversidade e que preparem esses profissionais para oferecer um serviço humanizado e de qualidade.
    Eusda Maria Alves do Carmo
    CEPMG Prof. Ivan Ferreira
    Pires do Rio

    ResponderExcluir
  58. Com certeza é de suma importância a receptividade, o respeito e a interação entre os indivíduos, principalmente no ambiente escolar. E a formação continuada se faz necessário, visto que nos dias de hoje todos possuem acesso a varias informações sobre a inclusão mas muitas pessoas ainda demonstram atitudes preconceituosas.
    Adquirindo tais conhecimentos, podem entender melhor as diferenças, valorizando assim a diversidade, contribuindo para um ambiente recíproco e humanista entre os que ali fazem parte e também para todos que adentraraem no recinto escolar.
    Simone Cristina Marques
    CEPMG José Pio de Santana Ipameri Go

    ResponderExcluir
  59. Boa noite! Li grande parte das resposta e aprendi muito com todos(as) profissionais!Gratidão!!! Mara Jane V. V. Escola Especial Paz e Fraternidade - Ipameri

    ResponderExcluir
  60. A)Com toda certeza um bom atendimento ao público faz sim uma grande diferença.
    Seja em um órgão público ou privado,o importante é sempre ter respeito ao próximo e compreender o que ele está precisando. Um bom profissional nunca deve fazer diferença entre a população.
    B) É muito importante que todos os funcionários conheça o quão importante é área da inclusão, onde muitas escolas não tem o conhecimento necessário,pois um professor que trabalha com inclusão sabe a dificuldade que encontra em sala de aula por falta de ajuda de professores regente.
    Muitos profissionais acham que o professor de apoio não precisa ter voz para intervir com aprendizagem do aluno e isso as vezes acaba prejudicando no ensinamento que deve ser passado já que trabalha inclusão. É raro um professor regente trabalhar a inclusão com aluno que tem seu professor apoio pois eles acham que quem deve fazer esse papel é o apoio e não o regente.
    Professora Mariana da Costa Santos.
    Colégio Rodrigo Rodrigues da Cunha.
    Pires do Rio.

    ResponderExcluir
  61. Acredito que um bom atendimento ao público no ambiente escolar não depende de um curso de formação continuada. Todos os envolvidos na educação-público interno e externo- tem ciência de sua postura e ações. Não ser bom, educado, gentil, respeitador, tolerante, simpático, proativo,... é questão muito mais de índole do que de formação ou títulos.
    Professora Isméria Alves de Holanda
    CEPMG - José Pio de Santana
    Ipameri-Goiás

    ResponderExcluir
  62. Creio que o que mais queremos é chegar em qualquer lugar e ser bem recebido,principalmente em uma unidade escolar onde se prega a educação.Pra mim não é necessário um curso de formação continuada,pelo contrário,os funcionários de uma escola tem a obrigação de receber qualquer pessoa que seja bem .Se é recebido bem a pessoa sai falando bem da escola mas se for mal atendido...fala com toda razão .Com certeza esse funcionário está no lugar errado.
    Professora Neide dos reis Evangelista de Andrade
    Colégio Estadual Dr: Francisco Accioli
    Pires do Rio-Goiás

    ResponderExcluir
  63. Não existe forma definida de como trabalhar com alunos autistas, afinal, cada um expressa os transtorno de forma diferente e deve ser olhado na sua emocionalidade e na relação com os outros.
    No entanto, dois alunos, com o mesmo diagnóstico podem responder de maneiras diferentes para a mesma atividade pedagógica, trazendo mais desafios para nós professores.
    Cada aluno é diferente. Por isso, identificar as necessidades de cada aluno é fundamental para estabelecer um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. Para tornar isso possível, devemos deixar o aluno falar. Seja por meio da fala, de desenhos ou de representações. A melhor forma que ele adquire conhecimento, para que, a escola possa desenvolver estratégias inclusivas que englobem as necessidades desse aluno.
    Por fim, uma das melhores formas de introduzir os projetos de inclusão é atuar no coletivo. É importante criar oportunidades para que os alunos e o corpo docente entendam diferenças e diversidades que existem no mundo, aprendendo a lidar de forma inclusiva e empática com os seres humanos.

    Dinamar Maria Costa Duarte
    CAEE Paz e Fraternidade Ipameri - Goiás

    ResponderExcluir