quinta-feira, 23 de abril de 2020




Dia 23/04/2020 – Estudo nº 03

 Tema: O papel do Coordenador Pedagógico no processo de 

Inclusão

Professora Angela Rosa


       Assim como o gestor, o coordenador pedagógico possui um papel de fundamental importância no processo de inclusão, tendo em vista que a parte pedagógica que é o coração da escola está nas mãos deste profissional.O pedagógico da escola é que dará o Norte as ações sejam dentro da sala de aula, sejam no ambiente escolar como um todo. Planejamento é a palavra chave no processo juntamente com organização, criatividade, capacidade de liderança e de articulação entre os envolvidos. O coordenador precisa estar atento a toda a demanda da escola e precisa estar por dentro do que acontece em sala, conhecendo os alunos bem como os profissionais de forma a conseguir propor as intervenções necessárias de forma a incluir todos.É o coordenador pedagógico que lida diretamente com os professores regentes, profissionais de apoio e demais envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem, desta forma precisa saber claramente quais são os alunos com deficiência, bem como conhecer as especificidades deste público, ou então não conseguirá orientar sua equipe de forma qualitativa. Nesta perspectiva os coordenadores pedagógicos entram em cena como peças fundamentais para que consigamos efetivar a inclusão dentro das salas de aula, onde o processo de ensino possa chegar também aos alunos com deficiência.A participação dos coordenadores pedagógicos nos encontros de formação, estudos, reuniões e atividades de discussão sobre o processo de inclusão é de suma importância para garantir que as informações cheguem até os professores regentes e consequentemente aos alunos, favorecendo assim todo o processo.




Sendo assim quais as tarefas do coordenador pedagógico no processo de Inclusão?

  •  Garantir o direito à aprendizagem, afinal incluir não é só estar no mesmo espaço, mas também possibilitar que todos possam se desenvolver integralmente e ter sucesso escolar.
  •   Articular os saberes da equipe. 
  •  Garantir e mediar a troca e compartilhamento de experiências entre os docentes. 
  •  Desenvolver ações pedagógicas mais inclusivas. 
  • Articular as situações desafiadoras vivenciadas por cada professor em sala de aula com os momentos de trabalho coletivo. 
  •  Garantir a colaboração de todos no processo de inclusão. 
  •   Discutir coletivamente as situações relacionadas ao público-alvo da educação especial. 
  •    Propor ações de colaboração e parceria envolvendo professores, alunos, familiares, áreas de Assistência Social e saúde. 
  •  Oferecer uma formação continuada contextualizada.
  • Propor repasses de temas em cima da experiência em sala de aula, tendo como foco as necessidades da escola. 
  • Buscar filmes, textos e outras práticas que estejam ligadas ao que está sendo vivido na escola. 
  •   Os coordenadores são responsáveis por garantir que informações trazidas pelos próprios estudantes, seus familiares, outros profissionais envolvidos e parceiros da escola sejam contempladas nos momentos coletivos.



O coordenador pedagógico deve ainda:


 ·      Organizar momentos em que os professores regentes, profissionais de apoio, intérpretes e AEE  ( quando a escola possui) se encontrem para troca de informações.

  •  Propor aos professores regentes atividades considerando os interesses e as necessidades de cada aluno com deficiência, identificando possíveis barreiras à aprendizagem, apontando estratégias para que os estudantes tenham as mesmas oportunidades que toda a turma.


  •  Buscar ajuda quando necessário de forma a ter condições de orientar sua equipe.
  •  Trabalhar as questões coletivamente.
  •  Caso não tenha o professor de AEE na escola, o coordenador pedagógico deve buscar informações sobre a vida do estudante que podem ser úteis para escola.


  •   Procurar conhecer as particularidades do aluno para propor intervenções de olho nelas.
  •   Os coordenadores devem estar atentos para que professores não criem expectativas de que o laudo médico irá apontar soluções pedagógicas.
  •    Acompanhar o trabalho dos professores junto aos alunos de forma a orientá-los em suas dificuldades;
  •   Buscar a ajuda quando necessário de forma a dar o suporte necessário aos professores e alunos;
  •   Promover ciclos de estudos para os repasses;
  •   Incentivar boas práticas;
  •  Verificar junto aos professores o desenvolvimento dos alunos de forma a ter coerência nas informações sobre os alunos;
  • Estar atento a documentação dos alunos acompanhados bem como de seus registros;
  • Manter diálogo com as famílias;









É importante ressaltar que todas essas tarefas citadas não precisam e não devem ser algo planejado de forma separada como se a educação inclusiva fosse algo a parte, pelo contrário, são tarefas que já são executadas, o que falta é fazer com que a inclusão seja pauta geral e permanente no contexto escolar, pois ela não funcionará quando trabalhada de forma isolada.


Atividade 03- Responda nos comentários:



Responda as seguintes questões formulando seu texto, sejamos honestos nas respostas, pois elas nos levam a refletir sobre as práticas vivenciadas, sendo ponto de partidas para novas realidades:
a)    Você concorda com a afirmação de que o papel do coordenador pedagógico é de fundamental importância no processo? Justifique:
b)   Das atividades gerais dos coordenadores pedagógicos descritas no texto anterior, cite três que você vê que acontece realmente no seu cotidiano de trabalho e três que você considera que precisa passar a acontecer como forma de contribuir para a efetivação do processo de inclusão:


73 comentários:

  1. Sem sombra de dúvida, o coordenador pedagógico é o elo que une todos os setores da escola.
    Sem o coordenador pedagógico para realizar a mediação entre todos os envolvidos no processo de inclusão o ensino aprendizagem ficará comprometido.
    Percebi como ponte forte em nossa unidade escolar a colaboração de todos no processo de inclusão,o conhecimento das particularidades do aluno propondo intervenções e o diálogo com as famílias.
    Podemos avançar no sentido da promoção de ciclos de estudo,no trabalhar questões coletivamente e na proposição aos professores regentes da elaboração de atividades considerando os interesses e as necessidades de cada aluno com deficiência...

    Vanusa Pereira da Silva Vaz
    CPMG- José Pio de Santana
    Ipameri

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o coordenador pedagógico seja peça fundamental de todo o processo de ensino e aprendizagem que nos envolve. E isso inclui os alunos com deficiência e professores de apoio também.
    Percebo que na escola, sempre que possível o coordenador pedagógico interage com a família, conhece a realidade dos alunos, documenta devidamente relatórios e busca apoio para auxiliar os professores também. Sinto falta as vezes é de reuniões entre os profissionais de apoio,para que possa ocorrer troca de experiências e uma aproximação maior com os regentes, a fim de estabelecer práticas que venham contribuir com o desenvolvimento dos alunos.

    Prof. Erica Borges de Freitas
    Colégio Est. Dr. Vasco dos Reis Gonçalves
    Urutai-GO

    ResponderExcluir
  5. Sim concordo desde que o professor de apoio e aos alunos com deficiência não fiquem à mercê,mas que ineraja com os mesmos da mesma forma que buscam soluções para os professores regentes e alunos ditos normais.Esse coordenador tem que conhecer a família desses alunos,ajudar com atividades diferenciadas,apresentar propostas com trocas de experiências...Por ser peça fundamental dentro da escola o coordenador precisa estar atento a toda a demanda da escola e precisa estar por dentro do que acontece em sala,conhecendo os alunos bem como os profissionais de forma a conseguir propor as intervenções necessárias de forma a incluir todos.
    Na escola que trabalho a coordenadora tem garantido e mediado a troca e compartilhamento de experiências entre os docentes,tem discutido coletivamente as situações relacionadas ao público-alvo da educação especial,tem buscado ajuda quando necessário de forma a ter condiçoes de orientar sua equipe.
    Percebo a necessidade em oferecer uma formação continuada contextualizada,garantir a colaboração de todos no processo de inclusão,propor ações de colaboração e parceria envolvendo professores,alunos,familiares,áreas de Assistência Social e saúde.
    Professora:Neide dos Reis Evangelista de Andrade
    Colégio Estadual Dr: Francisco Accioli
    Pires do Rio-Go

    ResponderExcluir
  6. O coordenador pedagógico e fundamental no ensino e aprendizagem que inclui alunos e professores inclusive os alunos com deficiência e os professores de apoio.O coordenador e a peça fundamental dentro da escola ele tem que está atento a tudo que acontece dentro da escola conhecendo cada aluno e suas dificuldades e dando suporte Os professores e ao professor de apoio.E ajudando sua equipe no que precisar.
    Meu nome é Irineu Pereira da Silva Júnior Escola Nuclec João Gonçalves Ribeiro polo de buritizinho

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, até que em fim consegui, minha conta do google estava bagunçada. Em fim, agora posso participar...

    ResponderExcluir
  8. Minha esposa consegui arrumar, eu já tinha desistido. Estou indo levar atividades para as alunas da inclusão, depois eu comento as questões.

    ResponderExcluir
  9. O papel do coordenador é tão complexo, quanto extremamente importante,é a mola mestra que impulsiona as ações a serem desenvolvidas. É o elo de informações entre a CRE e professores,e demais funcionários da unidade escolar. Visando à aprendizagem dos discentes, na totalidade, fazendo a escola receber o título de "escola inclusiva", garantindo os direitos de aprendizagem a todos. Prof. Marco Antonio, MABEV, Orizona-GO

    ResponderExcluir
  10. Sim. O coordenador pedagógico tem extrema importância no ambiente escolar, tendo em vista que ele promove a integração dos indivíduos que fazem parte do processo ensino-aprendizagem, estabelecendo, de forma saudável, as relações interpessoais entre os envolvidos. Ele tem papel estratégico na mediação entre as diferentes instâncias educacionais, exercendo funções de articulação, formação e transformação. Por meio delas, o seu objetivo principal é oferecer o suporte requerido para que o estudante aprenda da melhor maneira possível.
    Na escola que trabalho a coordenadora procura sempre interagir com as famílias, propõe ações e acompanha o trabalho dos professores junto aos alunos de forma a orientá-los em suas dificuldades e dá suporte necessário aos professores e alunos. Percebo a necessidade de ações de colaboração e parceria envolvendo professores, alunos, familiares, áreas de Assistência Social e saúde. E propor aos professores regentes atividades considerando os interesses e as necessidades de cada aluno com deficiência.
    Claudia Araújo Rosa
    CAEE-Paz e Fraternidade
    Ipameri

    ResponderExcluir
  11. Sim, o papel do coordenador pedagógico é de fundamental importância para o processo de inclusão, pois através do seu trabalho temos a possibilidade de uma melhor interação com o aluno, buscando novas práticas de ensino e aprendizagem, motivação do seu pessoal e também da comunidade atendida pelos processos de interação pedagógica. Minha coordenadora é bastante atuante em todas as áreas, principalmente em acompanhar o trabalho dos professores junto aos alunos de forma a orienta-los em suas dificuldades, ela oferece uma formação continuada contextualizada, somos bastante orientadas junto aos alunos de forma a orienta-los em suas atividades.
    O coordenador pode propor mais ações de colaboração e parceria envolvendo professores, alunos, familiares e áreas de Assistência Social e saúde, e vejo uma necessidade de repassar o tema em cima da experiência em sala de aula, tendo como foco as necessidades da escola e do próprio aluno que necessita da inclusão. O coordenador também pode aproveitar mais as informações trazidas pelos próprios estudantes, seus familiares e até mesmo parceiros da escola para que sejam aproveitadas no momento coletivo.
    Mikaely Araujo Melo-CEPMG Professor Ivan Ferreira-Pires do Rio- GO

    ResponderExcluir
  12. Há uma grande variedade de formas de aprendizagem, de necessidades, habilidades, sentimentos e desejos no contexto da sala de aula. Lidar com os diferentes desempenhos é um grande desafio para o educador, pois a disposição para o aprender não depende somente do aluno, envolve um conjunto dos fatores materiais, sociais, emocionais e no caso do aluno com necessidade especial: respeitar suas limitações e valorizar suas capacidades. O papel do coordenador pedagógico é muito importante, pois a intervenção, a parceria com os pais e desenvolvimento de ações que possibilita a inclusão do aluno, propiciando e orientando pelo coordenador pedagógico é primordial para o desempenho.
    Professora Maria José de Oliveira
    Colégio Estadual "Dr. Vasco dos Reis Gonçalves".
    Município de Urutaí/GO

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente no que diz respeito ao coordenador ser importantíssimo no sistema educacional, pois como o próprio texto cita, "o coração da escola está nas mãos desse profissional", e o coração é de onde sai a vida para todo o conjunto da escola. Se tratando da inclusão, vemos que sem o coordenador caminhando lado a lado, é difícil atender esses alunos, pois o coordenador é quem conhece a família desses alunos, e sabem as dificuldades deles, então nós como profissionais do apoio à inclusão, precisamos das orientações do coordenador, para que tenhamos progresso com nossos alunos em seus aprendizados.
    Ruth Pereira de Araújo Rodrigues Oliveira, Colégio Estadual Martins Borges.
    Pires do Rio-Goiás.

    ResponderExcluir
  14. Sim!!! Como os colegas já citaram acima, o coordenador pedagógico faz o entrelace de todos os componentes pedagógicos da Unidade Escolar. É ele quem dá direcionamento a rotina pedagógica do ambiente escolar e nortea a execução da função de cada agente pedagógico. Por isso ele deve sempre se preocupar com a interação entre: regentes, professor do AEE, professores de apoio e os alunos. Numa inclusão é necessário se preocupar com todos os alunos, não só os alunos com deficiência, pois em sala de aula ou em qualquer espaço da escola, esses alunos irão conviver com os demais alunos. A escola num todo deve ser inclusiva, e o gestor e o coordenador pedagógico é que constroem esse estado inclusivo. Estando eles conscientes de que a Unidade Escolar é inclusiva, os demais setores e profissionais terão a mesmo comportamento. E por mais que já tenhamos melhorado, e vejo nosso Estado a frente no processo inclusivo, ainda verifico essa necessidade da "Identidade Inclusiva", e também conhecimento! A Unidade Escolar precisa ter essa identidade e conscientizar a comunidade escolar.

    Andreia Cristina Coelho dos Reis
    CPMG JOSÉ PIO de SANTANA - IPAMERI

    ResponderExcluir
  15. Colégio Estadual Senador António de Ramos Caiado.
    Santa Cruz de Goiás 24 de abril de 2020.
    Profissional de apoio: Delci Gomes.

    Tema : Qual é o papel do Coordenador Pedagógico no processo inclusão.

    O coordenador pedágogico têm um papel fundamental nessa missão, antes de qualquer iniciativa ele deve analisar a equipe existente na Instituição escolar,os serviços que poderão ser executados e planejar a capacitação de toda ela e disponibilizar aos professores regentes levando em conta os interesses e às deficiências identificadas de cada aluno e proporcionar estratégias para ser usada para que os discentes tem direito e oportunidades de igualdade que todos os demais tem,e não pode ficar a desejar às reuniões com professores regentes e profissionais de apoio para troca de informações.
    Ele deve motivar os educadores da equipe para a importância desse trabalho e,principalmente mostrar que conseguiremos sucesso no processo se aprendermos todos, a gostar de verdade, de cada um dos alunos que estiverem sob nosso acompanhamento.
    O coordenador pode deixar bem claro para os profissionais da escola,quais são as funções de cada um para que não haja falha no processo de Educação Inclusiva.
    Providenciar a capacitação continua dos professores regentes para que às aulas sejam realmente flexibilizadas,produtivas e eficazes.
    É Importante que o coordenador providência situações desafiadoras vivenciadas por cada professor em sala de aula com os momentos de trabalho coletivo, garantindo a colaboração de todos no processo inclusão.
    O coordenador pedágogico deve buscar informações sobre a vida do estudante que podem ser úteis para à escola, e também valorizar as bagagens trazidas pelos próprios estudantes,seus familiares,outros profissionais envolvidos e parceiros da escola sejam contemplados nos momentos coletivos para que todos estejam interagindos .
    O papel do Coordenador Pedagógico é mobilizar e definir o trabalho pedágogico para caminhar no sentido de efetivar uma educação de qualidade que valorize todos os,alunos independente de suas características.

    " A maior deficiência não está no corpo do deficiente físico,mas,na alma do preconceito."

    (Sebastião Barros Travassos)

    ResponderExcluir
  16. Sobre as funções e ações do coordenador pedagógico, na Unidade Escolar em que estou modulada, não posso informar muito pois iniciei minhas atividades e logo as aulas foram paralisadas em razão da pandemia! Fiquei por uma semana e iniciamos nossa quarentena. Mas quando me apresentei na Unidade Escolar fui recebida pelo gestor e o coordenador geral, e depois tive um momento com o professor do AEE que me informaram sobre os alunos que receberiam o meu apoio! Todos tinham conhecimento sobre os alunos e contato com as famílias, assim como repassaram orientações sobre a rotina deles. Durante essa "quarentena" estamos tendo contato com o grupo gestor, professor do AEE, e regentes através de grupos de whatsapp, por vídeo conferência e pela plataforma GR8. Apesar de algumas dificuldades em relação as mídias; pois estávamos acostumado só com: Facebook, Instagram e whatsapp, conseguimos nos conectar e nos manter informados sobre os encaminhamentos e atividades neste período. Não vou levantar nenhum ponto que não seja praticado pela coordenação pedagógica, por falta de maior convívio e observação. E neste momento nossos pontos negativos estão sendo elencados no geral em relação a situação vivenciada, no intuito de melhor superarmos os desafios do isolamento social e o distanciamento da escola e da sala de aula.

    Andreia Cristina Coelho dos Reis
    CPMG JOSÉ PIO de SANTANA - Ipameri

    ResponderExcluir
  17. Concordo! Entendemos ser relevante que o coordenador pedagógico tenha consciência do seu papel,procurando agir de forma a observar, discutir e planejar, buscando sempre vencer as dificuldades, as expectativas e as necessidades, no intuito de atingir os objetivos desejados que é aprendizagem de todos os alunos independentes de suas necessidades especiais.
    Percebo que na escola onde trabalho a coordenadora procura acompanhar o trabalho dos professores junto aos alunos de forma a orientá-los em suas dificuldades; garante e media a troca de experiências entre os docentes; garante o direito de aprendizagem dos alunos da inclusão, mas sinto a falta de desenvolvimento de ações pedagógicas mais inclusivas na escola; falta de tempo para planejamento juntamente om os professores regentes x professores de apoio e intérpretes.

    ResponderExcluir
  18. Quero deixar minhas observações sobre a fala da(o) colega(o) Delci Gomes. Importantíssimo o saber sobre a vida do aluno, não só dá inclusão, mas de todos os alunos. O que acontece no meio familiar nos direciona nas atitudes com os alunos. Encontramos muitas respostas sobre o comportamento de um aluno quando temos conhecimento de sua rotina Familiar e Doméstica. Como professora, coordenadora pedagógica, professora de apoio sempre priorizei esse conhecimento. Tenho sempre contatos com os familiares e busco saber da realidade do aluno. Importantíssimo pro desempenho das minhas funções. Tanto acho relevante a questão de reuniões com todo o grupo escolar, não restringir reuniões de regentes e "grupo da inclusão"... Isso não pode acontecer! Foi o que salientei na minha fala sobre "Identidade Inclusiva" na Unidade Escolar por todos os setores. E outra questão é das FUNÇÕES... Junto com o calendário escolar no início do ano, deve ser entregue também a função de cada profissional da escola. Ainda tem professores regentes que não possuem a consciência de que o aluno com deficiência é seu aluno, e o professor de apoio é "APOIO". Persiste a ideia de que o aluno com deficiência pertence ao professor de apoio, assim como a erronea e falsa ideia de que professor de apoio "Não Faz Nada", só fica do lado do aluno. Concordo que alguns profissionais, mais isso acontece em todas as funções, não cumprem seu papel e não fazem seu trabalho com competência, entretanto não podemos generalizar!

    Andreia Cristina Coelho dos Reis
    CPMG JOSÉ PIO de SANTANA - Ipameri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com sua reflexão Professora Andreia.

      Excluir
  19. Sim.O coordenador pedagógico tem um papel fundamental nessa missão.Ele deve motivar os componentes da equipe para a importância desse trabalho é,principalmente, mostrar que só conseguiremos sucesso no processo se aprendermos, todos a gostar de verdade,de cada alunos que estiverem sob nosso acompanhamento.Na escola que eu trabalho a coordenadora é responsáveis por articular os saberes da equipe junto a cada professor, ajudam a pensar em atividades para as turmas,e coletivamente, garantem é mediam a troca e compartilhamento de experiência entre os docentes.Percebo também as necessidades de ações de colaboração e parceria envolvendo professores, alunos, familiares, áreas de Assistência social e saúde, em oferecer uma formação continuada contextualizada, garantir a colaboração de todos no processo de inclusão. Profissional de apoio, Maria Angelica Pereira Ferreira, núcleo Estadual de Educação do Campo João Gonçalves Ribeiro, polo de Buritizinho, Orizona Goiás.

    ResponderExcluir
  20. Colégio Est.Sen.Antonio de R.Caiado Santa Cruz de Goiás,24 de abril de 2020. Profissional de Apoio:Rosimeiry Vitorino Teixeira.

    A função do coordenador pedagógico numa instituição escolar é ajudar os professores a melhorarem o aprendizado dos alunos ,oferecendo condições para que possamos trabalhar de maneira coletiva possibilitando a interdisciplinaridade e a adaptação de qualquer conteúdo visando a conciliação e os melhores resultados para os alunos .

    ResponderExcluir
  21. A coordenação Pedagógica tem um papel fundamental nessa missão,ele é responsável por articular os saberes da equipe. Junto a cada professor,ajudam a pensar em atividades para a turma e coletivamente,garantem e mediam a troca e compartilhamento de experiências entre os docentes. Na minha escola entre outras atividades eu acho a fundamental é que propõe ações de colaboração e parceria envolvendo professores,alunos,familiares,área de Assistência Social e saúde.

    ResponderExcluir
  22. A importância do coordenador pedagógico é tão importante quanto o gestor, sabendo que o coordenador tem como função repassar as decisões tomadas em reuniões, estar atentos às necessidades dos professores regentes e profissionais de opoio, dos alunos. Precisa estar por dentro do que acontece dentro e fora da sala. Iara Aparecida de Oliveira. Núcleo Estadual de Educação do Campo João goncalves Ribeiro. Orizona. Polo Corumbajuba.

    ResponderExcluir
  23. O Coordenador Pedagógico tem sim, papel de fundamental importância no ambiente escolar, pois o mesmo é quem articula as ações pedagógicas que devem ser proporcionadoras de melhor interação entre todos os envolvidos na educação.
    Em meu cotidiano de trabalho, percebo competência e dedicação na coordenação pedagógica, em articular encontros de formação, de troca de informações, de entrosamento com o grupo doscente e discente e ainda com os órgãos responsáveis por garantir mais eficiência nas aulas. Acrescento, seu envolvimento com os responsáveis de nossos alunos,com intuito de propor melhor qualidade de ensino e porque não de suas vidas.E isso inclui, é claro,a educação inclusiva.
    Em minha opinião, almeja-se ainda mudança de visão sobre a inclusão no ensino- aprendizagem e particularmente desejo mais conscientização com ações por parte do próprio sistema, que envolvam realmente todos da escola, desde o porteiro ao gestor, ao tutor...
    " A vida só é melhor quando reconhecemos o valor do outro "
    Francisca Sebastiana Nunes da Rosa Vaz, professora de apoio do Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini- Ipameri.

    ResponderExcluir
  24. Concordo plenamente que o coordenador pedagógico é de fundamental importância no processo da inclusão,pois os mesmos devem estarem atentos se na sala de aula, quanto ao planejamento do professor se está adaptado para que o aluno da inclusão tenha aprendizado também.
    Das atividades gerais dos coordenadores pedagógicos as que realmente estão acontecendo na escola que trabalho é:Buscar ajuda quando necessário de forma a ter condições de orientar sua equipe;Trabalha as questões coletivamente; Garantir o direito aprendizagem,afinal incluir não é só estar no mesmo espaço,mas também possibilitar que todos possam se desenvolver integralmente e ter sucesso escolar(esse a nossa coordenadora do AEE está sempre atenta para que esteja acontecendo.Professora de Apoio-Rosana Sales.Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini.Ipameri-Goiás.

    ResponderExcluir
  25. Sem dúvida. O coordenador pedagógico é importantíssimo no processo pedagógico de todas as escolas, é ele que intermedeia o trabalho de ensino e aprendizagem. E no processo de inclusão não é diferente. Ressalto o trabalho da coordenadora da escola que trabalho, que está sempre atenta ao trabalho desenvolvido com os alunos de inclusão,com contato direto com a família, orientação coletiva sobre as particularidades dos alunos, possibilitando melhor atendimento dos alunos, tanto pelo professor de apoio quanto pelo professor regente. Orientação quanto as formações e auxilio na adaptação de materiais.O respeito, carinho e responsabilidade com que a inclusão de alunos com necessidades especiais são tratados por nossa coordenadora, nos transmite segurança na realização de nossa função.
    Cátia Rosa Canêdo Araújo
    Colégio Estadual Maria Benedita Velozo_ Orizona-Go

    ResponderExcluir
  26. De acordo com os nossos conhecimentos,o Projeto Político Pedagógico deve reger todas as atividades no decorrer do ano letivo na unidade escolar.
    Cabe ao Coordenador Pedagógico e ao Diretor, articular para que todos os profissionais coloquem o PPP proposto em prática.
    Nele consta a filosofia da escola, bem como, a importância da escola inclusiva e como devem ser realizadas as ações direcionadas ao trabalho com relação aos alunos em geral, incluindo todos. E essas ações devem contemplar também os alunos da inclusão.
    O papel do Coordenador Pedagógico, como o próprio nome já diz, é de Coordenar o processo ensino/aprendizagem,na área pedagógica da escola.
    Com isso,deve-se considerar a inclusão como uma ação consciente da escola respeitando a diversidade e, cabe ao Coordenador acompanhar e monitorar para que essa inclusão aconteça efetivamente.
    Todas as escolas tem suas metas e objetivos propostos, para que se possa alcançar um mesmo objetivo. Para que isso aconteça, o trabalho pedagógico deve buscar diagnosticar os possíveis problemas e, através desse diagnóstico, selecionar estratégias compatíveis,métodos e materias que poderão melhorar o desempenho nas aulas e potencializar a aprendizagem dos alunos,principalmente, a abrangência aos alunos que possuam alguma necessidade especial.
    Para tanto, faz-se necessário o acompanhamento das aulas no dia-a- dia, observando as aulas e, assim, colher evidências para dar orientações precisas aos professores de acordo com as reais necessidades e assim, oferecer uma educação de qualidade.
    O trabalho em conjunto entre o Coordenador e o professor regente promove ações mais alinhadas, para que a inclusão se efetive.
    Por isso é tão importante o papel do Coordenador na inclusão escolar. Ele deve sempre orientar as práticas pedagógicas inclusivas.
    No Colégio Estadual Eurípedes Barsanulfo temos não só a Coordenadora Pedagógica Rosirlene Lopes da Cruz como também a nossa Coordenadora do AEE, Lucilene Martins especializada na inclusão,que nos coordenam e nos orientam dando o suporte necessário para atendernos com eficiência aos alunos da rede de apoio.Sendo assim, todas as tarefas são realizadas em parceria entre Coordenadora pedagógica e Coordenadora do AEE.
    No CEEB, conseguimos com êxito garantir a inclusão de nossos alunos porque trabalhamos em equipe.
    Através dessa parceria entre as coordenadoras
    que trabalham juntas para nos orientar e direcionar o nosso trabalho,não temos nenhuma das tarefas as quais não são realizadas em nossa escola.Sempre umas das duas estão nos orientando e realizando todas as tarefas especificas de acordo com as suas atribuicões.
    Heveline Fernandes de Paula
    Colégio Estadual Euripedes Barsanulfo
    Palmelo,25 de abril de 2020

    ResponderExcluir
  27. Concordo com a afirmação de que o papel do coordenador pedagógico é de fundamental importância no processo de inclusão. Sem o coordenador pedagógico não teria como a inclusão acontecer, pois ele também possui função de ser chave principal que proporciona abrir barreiras interna e externamente na sala de aula, bem como a estrutura escolar como um todo.

    Nesse sentido, através do planejamento realizado pelo profissional coordenador pedagógico há contribuição na mediação entre todos envolvidos no processo da inclusão na escola.

    Quanto às atividades gerais descritas dos coordenadores pedagógicos nos textos acima, ressalto que três atividades acontecem no meu cotidiano escolar: desenvolvimento de ações pedagógicas mais inclusivas; articulações das situações desafiadoras vivenciadas por cada professor em sala de aula através dos momentos de trabalho coletivo; e são propostos aos professores regentes atividades considerando os interesses e as necessidades dos alunos da inclusão, identificando possíveis barreiras à aprendizagem, apontando estratégias para que os estudantes tenham as mesmas oportunidades que toda a turma.

    Por fim, levando em consideração de que o processo de inclusão escolar como um todo está em constante desenvolvimento e aprendizado, além de o objetivo principal ser visar sempre melhorias na concretização deste tão importante processo na educação; destaco que também é importante a coordenação pedagógica continuar desenvolvendo as seguintes atividades: propor ações de colaboração e parceria envolvendo professores, alunos, familiares, áreas de Assistência Social e saúde; manter diálogo com as famílias e; discutir coletivamente as situações relacionadas ao público-alvo da educação especial.

    Marta Lino da Rocha Oliveira
    CEPI Augusto Monteiro de Godoy - Pires do Rio-GO

    ResponderExcluir
  28. EU,CASSIA REZENDE LIMA,COLEGIO ESTADUAL DR. FRANCISCO ACCIOLI,PARTICIPO ATIVAMENTE DA VIDA E DOS ESTUDOS DOS MEUS ALUNOS.ACHO MUITO IMPORTANTE A PRESENÇA DA MINHA COORDENADORA PEDAGOGICA,UMA AJUDANDO A OUTRA TROCANDO EXPERIENCIAS,SEM JULGAR OU APONTAR ERROS.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. A coordenação pedagógica sem dúvida é muito importante para que o processo de inclusão aconteça na escola. A minha coordenadora pedagógica nos auxilia com sugestões de atividades, sugere cursos de formação, valoriza nosso trabalho, conhece os alunos e suas necessidades educacionais especiais, faz o elo de ligação com a família e também com os professores regentes, enfim, através do seu trabalho muito bem feito nos proporciona segurança para desenvolvermos o nosso trabalho como professor de apoio.
    Luciana Diniz de Queiroz e Castro
    Colégio Estadual Maria Benedita Velozo
    Orizona - GO.

    ResponderExcluir
  31. O papel do Coordenador Pedagógico no Processo de Inclusão

    Indiscutivelmente, o papel do coordenador pedagógico é de suma importância no processo de inclusão.
    É ele quem articula as ações a serem promovidas, pois conhece a demanda da Escola e pode intervir para incluir.
    Das atividades gerais dos coordenadores, podemos citar até mais de três que realmente acontecem no nosso cotidiano.
    É ele quem garante e faz a mediação entre os docentes; na falta do professor de AEE,ele busca informações sobre a vida do aluno, úteis para a Escola. Também acompanha o trabalho dos professores junto ao aluno, orientando-os em suas dificuldades, e, mantém diálogo com a família.
    Há porém, outras atividades que precisam passar a acontecer com maior frequência, afim de contribuir com o processo,como por exemplo;
    -articulação das situações desafiadoras vivenciadas por cada professor em sala de aula nos momentos de trabalho coletivo;
    -ter a colaboração de todos nesse processo de inclusão;
    -oferecimento de formação continuada contextualizada.
    Se houver um pouquinho mais de esforço por parte de todos,conseguiremos fazer um trabalho de melhor qualidade.

    Colégio Estadual Senador Antônio de Ramos Caiado
    Santa Cruz de Goiás,27 de abril de 2020
    Neide Mendes Pereira.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Sim, o papel do coordenador é muito importante. É ele quem faz a ligação entre algumas questões escolares e para ter um processo de ensino melhor. O coordenador, junto com o professor, através da troca de experiência de ambos, pode dar uma nova dinâmica no contexto ensino-aprendizagem.
    Na escola que trabalho a coordenadora acompanha o trabalho dos professores junto aos alunos de forma a orientá-los em suas dificuldades, busca a ajuda quando necessário de forma a dar o suporte necessário aos professores e alunos e mantem diálogo com as famílias.
    Percebo a necessidade de ações de colaboração e parceria envolvendo professores, alunos, familiares, áreas de Assistência Social e saúde, propor aos professores regentes atividades considerando os interesses e as necessidades de cada aluno com deficiência e também, a inevitabilidade de buscar filmes, textos e outras práticas que estejam ligadas ao que está sendo vivido na escola.
    Dinamar Maria Costa Duarte
    CAEE Paz e Fraternidade
    Ipameri - GO.

    ResponderExcluir
  34. Sim, pois o coordenador pedagógico é o mediador entre professores de apoio, professores regentes e a direção da escola.

    PRATICAS DA ESCOLA:Procurar conhecer as particularidades do aluno para propor intervenções de olho nelas.
    Manter diálogo com as famílias;
    Organizar momentos em que os professores regentes, profissionais de apoio, intérpretes e AEE ( quando a escola possui) se encontrem para troca de informações.

    PRATICA QUE PRECISAM SER MAIS DESENVOLVIDAS:Desenvolver ações pedagógicas mais inclusivas.
    Propor ações de colaboração e parceria envolvendo professores, alunos, familiares, áreas de Assistência Social e saúde.
    Verificar junto aos professores o desenvolvimento dos alunos de forma a ter coerência nas informações sobre os alunos;

    FATIMA MENESES - CEPMG PIRES DO RIO

    ResponderExcluir
  35. Sem dúvida, o Coordenador Pedagógico é de fundamental importância, visto que o pedagógico é parte essencial no processo da inclusão, pois é o Coordenador que propõe as intervenções necessárias para que o processo de fato aconteça.
    A relação estabelecida entre Coordenador Pedagógico, professores e alunos que façam parte da inclusão é imprescindível para que a escola atenda as necessidades pedagógicas, afetivas e sociais e que integre realmente esse aluno em sala de aula.
    Vania Lucia Albino Vaz
    Colégio Estadual Normal Professor César Augusto Ceva
    Ipameri-GO

    ResponderExcluir
  36. Sim. O trabalho do coordenador pedagógico é muito relevante e quando exercemos as duas funções, coordenador/diretor como aqui na escola, observa-se o quão distinto é cada papel. Neste sentido os desafios por integrar os envolvidos no processo ensino-aprendizagem são maiores uma vez que é preciso manter as relações interpessoais de maneira saudável, valorizando a formação do aluno e desenvolvendo habilidades para lidar com as diferenças.
     Atividades que realmente acontecem no seu cotidiano de trabalho:
    - Propor repasses de temas em cima da experiência em sala de aula, tendo como foco as necessidades da escola.
    - Buscar a ajuda quando necessário de forma a dar o suporte necessário aos professores e alunos;
    - Propor aos professores regentes atividades considerando os interesses e as necessidades de cada aluno com deficiência, identificando possíveis barreiras à aprendizagem, apontando estratégias para que os estudantes tenham as mesmas oportunidades que toda a turma;
     Atividades que precisam passar a acontecer com maior frequência, a fim de contribuir com o processo, como por exemplo:
    - Ter a colaboração de todos nesse processo de inclusão;
    - Organizar momentos em que os professores regentes, profissionais de apoio, intérpretes e AEE ( quando a escola possui) se encontrem para troca de informações.
    - Articular as situações desafiadoras vivenciadas por cada professor em sala de aula com os momentos de trabalho coletivo.
    É perceptível que todos nós temos medo do novo, do desconhecido, de trabalhar com os diferentes e de não saber o que fazer para garantir a aprendizagem deste alunado. De forma expressiva, observamos que a responsabilidade de garantir a aprendizagem para os alunos de inclusão, recai nos ombros do professor, contudo, em uma gestão compartilhada, o coordenador e o diretor precisam assumir os mesmos riscos, sejam eles de fracasso ou de sucesso, pois todos são docentes e fazem parte do processo de promover o aprendizado no espaço escolar.

    Patrícia Rodrigues Luiz Peixoto
    Colégio Estadual Normal Professor César Augusto Ceva
    Ipameri - GO

    ResponderExcluir
  37. Sim, pois é o coordenador que lida diretamente com os professores regentes e apoios envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem, devem saber quais os alunos com deficiência, bem como conhecer as especificidades deste público, para conseguir orientar sua equipe de forma quantitativa, com isto, os coordenadores entram como peças fundamentais para conseguirmos efetivar a inclusão dentro das salas de aula, para que o processo de ensino chegue aos alunos com deficiência. Por isto, a participação dos coordenadores nos encontros , reuniões de formação e discussões sobre o processo de inclusão, é de suma importância para que as informações cheguem até os professores e consequentemente aos alunos, para favorecer todo o processo.

    Teresinha de Jesus Mesquita Gonçalves
    Colégio Senador José da Costa Pereira
    Orizona-GO

    ResponderExcluir
  38. Sim concordo plenamente, a coordenadora pedagógica tem papel fundamental nessa missão, são eles responsáveis por articular os saberes da equipe e para desenvolver ações mais inclusivas , acredito que os coordenadores são responsáveis por garantir que informações trazidas pelos próprios estudantes, seus familiares, outros profissionais envolvidos e parceiros da escola. Aparecida Nogueira de Souza. Colégio Estadual Normal Professor César Augusto Ceva . Ipameri Go.

    ResponderExcluir
  39. Todos os envolvidos na educação tem seus papéis definidos e de suma importância. Às vezes até faz necessário um está desempenhando o papel do outro para socorrer em algum momento preciso.Mas é notório que o coordenador tem a ponte de intermediação entre família,conteúdo, aprendizado,alunos e nós professores.Dando suporte,equilíbrio e harmonia. Carla Candida Coelho Marques. C.A.E.E.Paz e Fraternidade.

    ResponderExcluir
  40. Sem dúvida. O coordenador pedagógico é de suma importância em todas as escolas. É ele que acompanha de perto os professores regentes, professores de apoio e demais profissionais envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
    Desta forma precisa saber quais são os alunos com deficiência, bem como suas particularidades.
    Na escola onde trabalho a coordenação procura sempre dar suporte aos professores e alunos, mantém diálogo com a família e garante a troca de experiência entre os professores regentes.
    Percebo a necessidade de uma maior parceria envolvendo professor-aluno-família.

    Raquel Peixoto de Oliveira
    Colégio Estadual “Professor Eduardo Mancini” – CEPEM
    Ipameri – Goiás

    ResponderExcluir
  41. Concordo sim que o papel do coordenador pedagógico é essencial para se efetivar uma aprendizagem significativa dentro da escola e para o sucesso da educação inclusiva.O coordenador é o elo entre todos os envolvidos no processo e sua atuação efetiva é de suma importância principalmente em relação a orientação e supervisão dos planejamentos.Em relação ao trabalho da UE em que atuo considero como ponto forte da inclusão a garantia ao direito de todos os alunos à aprendizagem, o envolvimento de todos no processo de inclusão e o conhecimento das particularidades de cada aluno por parte de quase toda equipe escolar o que facilita no momento das intervenções.Vejo como ponto de atenção que podemos avançar ainda mais em termos de formação continuada contextualizada, a mediação de experiências entre os docentes e a busca de filmes, textos e outras práticas.

    ResponderExcluir
  42. Sim, concordo o papel do coordenador pedágio é fundamental no processo de inclusão, tendo em vista que a parte pedagógica que é o coração da escola está nas mãos deste profissional. O coordenador pedagógico tem um papel na escola onde tudo passa por ele primeiro é ele que está a frente para conversar com pais e até mesmo professor regente.
    Articular os saberes da equipe sempre está presente em nosso dia a dia.
    Garantir e mediar a troca e compartilhamento de experiências entre os docentes não podemos reclamar nesse ponto.
    Garantir o direito à aprendizagem, afinal incluir não é só estar no mesmo espaço, mas também possibilitar que todos possam se desenvolver integralmente e ter sucesso escolar.
    Propor aos professores regentes atividades considerando os interesses e as necessidades de cada aluno com deficiência, identificando possíveis barreiras à aprendizagem, apontando estratégias para que os estudantes tenham as mesmas oportunidades que toda a turma.
    Buscar ajuda quando necessário de forma a ter condições de orientar sua equipe.
    Incentivar boas práticas.
    Nossa equipe sempre está pronta ajudar os professores apoio.
    Colégio Rodrigo Rodrigues da Cunha.
    Pires do Rio,28 de abril de 2020.
    Mariana da Costa Santos.

    ResponderExcluir
  43. O papel do coordenador pedagógico é de suma importância para o desenvolvimento das atividades, este profissional é o articulador,ou seja, faz os encaminhamentos necessários, sugere ações, acompanha todo o processo de ensino aprendizagem.
    Em nosso contexto de trabalho percebemos que os coordenadores trabalham as questões coletivamente; acompanham o trabalho dos professores; conhecem as particularidades dos alunos e articula os saberes da equipe. No que se refere à pontos a serem aperfeiçoados seria a realização de ciclos de estudos e discussões sobre filmes.
    Beatriz Ribeiro A. Picolini- CEPMG/Pires do Rio.

    ResponderExcluir
  44. O papel do coordenador pedagógico é importante sim. Mas quem está diretamente e intimamente ligado, inteirado e sintonizado com todas as questões pertinentes a inclusão na minha escola é a Professora do AEE. Ela sim tem todas as informações a tempo e a hora, todos os contatos sobre os nossos alunos. Já respondendo a questão b, é ela ou colega do grupo de WhatApp da inclusão, criado pela própria, que sempre informa sobre os cursos,as atividades pertinentes a cada aluno,as estratégias de sucesso, os filmes, os estudos recentes, as leis,...
    A Professora do AEE faz a verificação junto aos professores sobre o desenvolvimento dos alunos, está sempre atenta a documentação deles, mantém o diálogo constante com a família, assim como nós professores da inclusão também.
    Professora Isméria Alves de Holanda
    CEPMG-José Pio de Santana
    Ipameri-Goiás

    ResponderExcluir
  45. Realmente o coordenador pedagógico é de fundamental importância no processo da inclusão. Na UE em que atuo a inclusão é trabalhada com respeito e responsabilidade por todos profissionais (gestora, coordenadoras pedagógicas, coordenadora do AEE e docentes), pensamos no aluno como agente no processo ensino aprendizagem considerando suas potencialidades e limitações. Vejo que ações como: Articulação dos saberes da equipe, garantia da mediação de troca e compartilhamento de experiências entre os docentes e acompanhamento do trabalho dos professores junto aos alunos de forma a orientá-los em suas dificuldades são bem desenvolvidas. Podemos avançar no sentido de Oferecer uma formação continuada contextualizada, Buscar filmes, textos e outras práticas que estejam ligadas ao que está sendo vivido na escola.

    Sirley Rossana de Fátima / Colégio Martins Borges/ Pires do Rio




    ResponderExcluir
  46. É verdade que o trabalho do CP é de fundamental importância na dinâmica da escola. E para tanto ele precisa ter um olhar atento ao processo da inclusáo, para que este aconteça efetivamente.
    Ao coordenador demanda conhecer os alunos atendidos , suas especificidades e a maneira que o trabalho tanto do profissional de apoio quanto o do AEE está sendo realizado, e tenha condições de articular junto aos professores regentes uma mior colaboração, atenção e "inclusão " desses alunos nas atividades diárias.
    No meu contexto de trabalho percebo que a maioria dessas ações mencionads tem sido uma realidade, pois o trabalho conjunto do Cp e do AEE tem sido muito positivo, o que tem garantido um acompanhamento efetivo do trabalho dos professoresde apoio e orientações em suas dificuldades, bem como o conhecimento de vida desses alunos , diálogo comas famílias e a discussão dessas questões coletivamente.
    Há ainda outras que precisam acontecer com mais frequência, como conscientizar os professores regentes de realizar atividades de acordo com os interesses e necessidades desses alunos; disponibilizar um tempo maior entre professores regentes , de apoio , intérpretes e AEE para troca de informações.
    Eusda Maria A. do Carmo
    CEPMG Profesor Ivan Ferreira
    Pires do Rio Go

    ResponderExcluir
  47. SIM. A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA É DE SUMA IMPORTÂNCIA, POIS COORDENA E SUPERVISIONA TODAS AS ATIVIDADES DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, SEMPRE VISANDO O SUCESSO DO ALUNO. A COORDENAÇÃO ORGANIZA MOMENTOS EM QUE OS PROFESSORES REGENTES, PROFISSIONAIS DE APOIO, INTERPRETES E AEE SE ENCONTREM PARA TROCA DE INFORMAÇÕES,O QUE É FUNDAMENTAL. PROMOVEM AÇÕES QUE VIABILIZAM A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DE APOIO. ESTIMULAM A EQUIPE ESCOLAR, POIS VALORIZAM O PROFESSOR E COLABORAM NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS HABILIDADES PARA LIDAR COM TODAS AS SITUAÇÕES DE SALA DE AULA, COM O OBJETIVO DE ALCANÇAR TODOS OS ALUNOS E CONSTRUIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. ORGANIZAM REUNIÃO COM OS PAIS, TENDO UM RELACIONAMENTO AFETUOSO E COLABORATIVO. GOSTARIA QUE AS FORMAÇÕES DO COLÉGIO CONTEMPLASSEM NÃO SÓ OS PROFESSORES DE APOIO, MAS TAMBÉM OS PROFESSORE REGENTES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA. O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS MAIS INCLUSIVA TAMBÉM É NECESSÁRIO.
    CLAUDIA APARECIDA AMORIM
    CEPMG PROF. IVAN FERREIRA
    PIRES DO RIO - GO

    ResponderExcluir
  48. Maria Olina
    Sim, porque a parte pedagógica é o coração da escola.
    No meu colégio é garantido o direito à aprendizagem, a troca e compartilhamento de experiências entre os professores e o incentivo às boas práticas.
    Mas, para contribuir com o processo de inclusão é preciso desenvolver ações pedagógicas mais inclusivas, propor aos professores regentes atividades considerando os interesses e as necessidades de cada aluno com deficiência e garantir a colaboração de todos no processo de inclusão.
    Maria Olina Lopes de Mello Rezende.
    Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha. Pires do Rio.

    ResponderExcluir
  49. Numa perspectiva inclusiva, creio que a atuação do coordenador pedagógico está voltada para um trabalho onde ele deve auxiliar os professores na identificação das necessidades especiais apresentadas pelos alunos e também conhecer suas potencialidades para que se possa
    trabalhar no sentido de desenvolvê-las.
    Em minha escola a coordenadora sempre dá suporte aos professores e alunos. A professora de AEE também está sempre em contato com a família dos alunos, professores regentes e de apoio esclarecendo e orientando.
    Eliza de Fatima Pereira - Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini

    ResponderExcluir
  50. a) Sim concordo. O coordenador pedagógico tem papel de grande relevância no processo de educação inclusiva, porque ele é um agente influenciador e mediador nesse processo. É por meio dele, de sua liderança, de sua articulação entre os envolvidos, que as ações pedagógicas poderão viabilizar o processo de inclusão. Para tanto, é imprescindível, que o coordenador pedagógico tenha consciência da importância de seu papel e de suas funções no que tange a promover e assumir um trabalho com idéias educacionais inclusivas.
    b) O coordenador pedagógico tem o desafio de propor mudanças efetivas e contínuas para que a inclusão realmente aconteça. Ele deve incentivar um novo olhar, um ressignificado para as práticas pedagógicas inclusivas.
    Nesse sentido, no meu cotidiano, observo que, ainda existe pontos que merecem atenção, tais como: um trabalho efetivo de conscientização junto aos professores regentes, quanto a sua parcela de responsabilidade na efetivação do processo de inclusão; desenvolver ações pedagógicas mais inclusivas, e por fim, promover encontros ou ciclos de estudos, onde se possa trocar experiências e saberes, no intuito de desenvolver estratégias e práticas que realmente conduzirão os alunos "inclusos" à uma aprendizagem significativa.
    No entanto, vale ressaltar,que observo também, muito se tem feito no processo de inclusão, vários pontos positivos podem ser citados, entre eles: empenho em conhecer as particularidades do aluno para propor intervenções; incentivo a boas práticas; valorização do profissional de apoio, incentivando-o a desenvolver as potencialidades do aluno; valorização dos alunos, reconhecendo o desenvolvimento de suas habilidades e competências, incentivando-os e promovendo a sua autoestima.
    Fernanda Paes CEPMG Professor Ivan Ferreira Pires do Rio- Goiás..

    ResponderExcluir
  51. Data:29/04/2020
    Assim como o diretor, o coordenador tem uma extrema importância no processo de inclusão do aluno na escola. É ele que oferece o suporte e direcionamento para um bom trabalho dos profissionais do AEE, professores de apoio e alunos. portanto precisa estar atento no que acontece dentro e fora do ambiente escolar, dando atenção as famílias e ao mesmo tempo auxiliando os professores regentes de acordo com as necessidades, para oferecer uma educação de qualidade e permitir que os alunos tenham um aprendizado satisfatório.
    Maria Rosilda Vaz
    CEPMG José Pio de Santana -Ipameri

    ResponderExcluir
  52. Sim,concordo. O coordenador pedagógico é de fato de fundamental importância no processo de inclusão,tendo ele empatia pelos docentes e discentes, obterá bons resultados nas ações que implica a transformação da prática de ensino-aprendizagem positivamente. Deve agir dentro de suas possibilidades e atribuições concomitante com os docentes e ser agente de transformação, com isso criando e incentivando estratégias que valorizem e atendam a demanda e a diversidade apresentada no âmbito escolar,em específico na sala de aula.
    O coordenador pedagógico tem o papel de multiplicador entre a CRE e a escola,ainda mediador entre docentes, discentes e o gestor. Nesse sentido, o coordenador pedagógico proativo em sua liderança, será o incentivador,o motivador,procurando envolver a equipe em construção e efetivação de estratégias que atendam à todos os discentes com necessidades educacionais especiais em sua singularidade, bem como no efetivo atendimento aos professores regentes, aos professores do apoio,com ações de colaboração em suas práticas.

    Deusilene de Oliveira Gonzaga Silva
    Colégio Estadual Eurípedes Barsanulfo (CEEB) - Palmelo/Go.

    ResponderExcluir
  53. Com certeza. A participação do coordenador pedagógico no processo de inclusão na unidade escolar é enriquecedor, com possíveis ações e intervenções que colaboram para o aprendizado e desenvolvimento do aluno, juntamente interligado à mediação de forma significativa na função do profissional de apoio, propondo alternativas capazes de estabelecer um trabalho em equipe e de qualidade em toda a comunidade escolar. Na unidade na qual faço parte, percebo que o trabalho pedagógico está sempre direcionado à garantia de colaboração e participação de todos no processo da inclusão, desenvolvendo propostas e ações que submerjam de uma forma satisfatória os profissionais que ali atuam , bem como também, a interação entre alunos e famílias, conhecendo e respeitando as particularidades de cada estudante que está envolvido no processo . Vejo como ponto de atenção, a necessidade de um maior zelo em alguns pontos que já fazem parte do nosso trabalho, mas que com a melhoria, poderia contribuir para o processo de inclusão e avançar de forma aceitável, sendo então: propor um tempo maior na discussão coletiva das situações relacionadas ao público alvo da educação especial, propostas de formação continuada contextualizada nos anseios da unidade, busca de filmes e práticas ligadas à vivencia e cotidiano escolar.
    CEPI Augusto Monteiro de Godoy
    Rosiene Pereie M.M. dos Passos

    ResponderExcluir
  54. Concordando com o texto e acrescentado que o coordenador pedagógico é um articulador do processo de aprendizagem e ensino, lembrando que ele exerce um papel fundamental na formação do professor o qual é planejar e executar a proposta pedagógica. No ambiente escolar o coordenador pedagógico promove a integração no processo necessário para que todos desenvolvam as suas relações interpessoais, escola e família, por exemplo.
    É uma função de destaque no contexto escolar, porque o resultado deste trabalho é a formação e transformação do sistema, juntamente com os indivíduos. No nosso ambiente escolar os coordenadores pedagógicos têm garantido o desenvolvimento de ações, seguidas de orientações para um melhor desenvolvimento das atividades e um resultado positivo, um exemplo são as aulas online que tem atingido os alunos do apoio com muita eficácia. Acredito que o segredo do sucesso é sempre o trabalho em equipe.
    LUENIA PEREIRA MACEDO
    COLEGIO ESTADUAL MARTINS BORGES - PIRES DO RIO GO

    ResponderExcluir
  55. Concordo plenamente que o coordenador pedagógico é o elo que une todos os setores da escola tendo uma importância fundamental no processo de inclusão. Cabe ao coordenador pedagógico promover a integração dos indivíduos que participam do processo ensino aprendizagem para que o aluno aprenda da melhor maneira possível. Considero importante ressaltar que na unidade escolar em que eu trabalho que todos os alunos têm garantido seu direito de aprendizagem sendo respeitados em suas particularidades pela maioria de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem. Outro fato que quero destacar é a empatia com os alunos especiais desenvolvida por quase todos os profissionais da escola bem como dos outros alunos. O que ainda podemos melhorar é a formação continuada contextualizada, troca de experiências, busca por práticas diferenciadas o que só virá engrandecer e melhorar o nosso trabalho e como consequência a aprendizagem dos nossos alunos.
    Professora Cláudia Mazon
    CEPI Augusto Monteiro de Godoy
    Pires do Rio

    ResponderExcluir
  56. Sim, concordo. O coordenador pedagógico assim como o diretor precisa acompanhar bem de perto o processo da educação inclusiva uma vez que o coordenador precisa ser uma articulador ,colaborador e incentivador de práticas pedagógicas inclusivas para todos presentes na escola. Ele necessita participar do planejamento dos professores e profissionais de apoio, sugerir estratégias, dialogar com as famílias dos alunos e propor ações que incluem realmente os alunos público alvo da educação especial, mas para isso acontece é indispensável ele se capacitar ,participar de reuniões na rede de apoio a inclusão, cursos e debates para ter suporte teórico no auxílio aos professores regentes e apoio, enfim todos da escola ligados ao pedagógico precisam buscar formação e conhecimento.
    Na escola onde trabalho acontece as seguintes atividades:
    Organizar momentos em que os professores regentes, profissionais de apoio, intérpretes e AEE ( quando a escola possui) se encontrem para troca de informações;discutir coletivamente as situações relacionadas ao público-alvo da educação especial; garantir e mediar a troca e compartilhamento de experiências entre os docentes.Já alguns pontos precisam melhorar :propor aos professores regentes atividades considerando os interesses e as necessidades de cada aluno com deficiência, identificando possíveis barreiras à aprendizagem, apontando estratégias para que os estudantes tenham as mesmas oportunidades que toda a turma;
    verificar junto aos professores o desenvolvimento dos alunos de forma a ter coerência nas informações sobre os alunos;propor ações de colaboração e parceria envolvendo professores, alunos, familiares, áreas de Assistência Social e saúde.

    Maria Alice de Araújo
    CEPMG- José Pio de Santana -Ipameri

    ResponderExcluir
  57. Kátia Daiane de Oliveira Rosa
    CEPI Augusto Monteiro de Godoy
    Pires do Rio - Go

    Concordo plenamente, quando penso em todas as atribuições do coordenador pedagógico vejo o quanto sua participação neste processo é importante e essencial para aprendizagem.
    Refletindo as atividades gerais dos coordenadores pedagógicos, consigo constatar a troca e compartilhamento de experiência, certificação do direito a aprendizagem e a articulação dos saberes da equipe. Acredito que possamos melhorar os ciclos de estudos, a busca de práticas e propôr ações de colaboração e parceria.

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde! Ah,sim um coordenador mediador com conhecimento teórico e praticas pedagógicas sempre nos é de grande valia e estímulo para continuar buscando o melhor p o nosso aluno! Mara Jane V. V. Escola Paz e Fraternidade - Ipameri

    ResponderExcluir
  59. De fato o coordenador pedagógico desempenha papel fundamental no processo de inclusão no seio escolar, ele é peça chave na articulação dos saberes pedagógicos dentro da escola, devendo promover o debate o estudo e difusão das ideias inclusivas dentro da escola, bem como exerce papel fundamental no combate às práticas exclusivas perpetradas por alguns docentes.
    Com relação as atividades descritas no texto anterior, a coordenadora da U.E, sempre abre espaço nos momentos coletivos para discutir temas relacionados ao AEE, articula os saberes da equipe e discute coletivamente situações do público-alvo da educação especial. Ainda não teve como oferecer uma formação contextualizada bem como promover ciclos de estudos em virtude do tempo escasso para essa finalidade.

    Jhunes Clemente Sobrinho, Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini (CEPEM)

    ResponderExcluir
  60. Não podemos negar a importância do coordenador pedagógico para o sucesso do trabalho realizado pela inclusão. É necessário que o coordenador esteja a par do que ocorre no processo de inclusão e seja um elo entre os professores de apoio e regentes assim como com a equipe gestora como um todo.
    Cláudia Batista- colégio Senador José da Costa Pereira- Orizona-Go

    ResponderExcluir
  61. Quando lemos assim destacados de forma clara o papel do coordenador pedagógico no processo de inclusão, compreendemos que seu papel é de fundamental importância. No estudo anterior vimos que o gestor é o grande animador deste processo para a construção da escola inclusiva, e neste, compreendemos que o "coração da escola", esta na mão do coordenador pedagógico, que é o grande articulador das ações de inclusão na escola. Não é possível que a escola seja de fato inclusiva, se o coordenador pedagógico não articula as ações com a comunidade docente. Esta em sua mãos a tarefa de fazer que a inclusão seja pauta geral no contexto escolar, ela não funcionará de forma isolada.
    Das muitas atribuições do coordenador pedagógico, descritas no texto, vejo que no meu contexto escolar três são bastante fortes e bem presentes: Discutimos coletivamente as situações relacionadas ao público da educação inclusiva; A coordenadora procura sempre buscar informações relevantes sobre a vida dos estudantes da educação inclusiva, que podem ser úteis para a escola; e sempre propõe ações de colaboração e parceria envolvendo professores, famílias, estudantes, e áreas de assistência social e saúde.
    Acredito que é necessário começar acontecer na escola: A formação continuada contextualizada; Momentos de troca de informações/experiências; e Propor aos professores regentes atividades considerando os interesses e as necessidades de cada aluno com deficiência, identificando possíveis barreiras à aprendizagem, apontando estratégias para que os estudantes tenham as mesmas oportunidades que toda a turma.
    Iara Ribeiro Silva
    Escola Família Agrícola de Orizona/EFAORI

    ResponderExcluir
  62. Sim,com certeza é muito importante o papel do coordenador pedagógico no processo ensino/aprendizagem no âmbito da inclusão,de uma forma geral.A forma de como ele articula a convivência entre todos os envolvidos ,seja o professor do AEE ,o professor de apoio ,interprete de libras ou até mesmo o aluno publico publico alvo da educação especial, se torna um facilitador da aprendizagem.Desenvolvendo as relações interpessoais entre todos os envolvidos nesse processo, o desdobramento do ENSINAR /APRENDER é a fórmula para o sucesso o professor/aluno.
    Nadia Aparecida Alves e Santos-Colégio Estadual Martins Borges/Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha

    ResponderExcluir
  63. Com certeza o coordenador pedagógico ocupa um papel de suma importância, na escola como um todo, juntamente ao processo da inclusão,no que se refere ao ensino aprendizagem, cabe a ele subsidiar ações e mecanismos estratégicos aos profissionais voltados para um mesmo ideal, a formação dos alunos de maneira eficácia e igualitária.
    Diante as ações desenvolvidas na escola destaco algumas as quais discutimos coletivamente as situações relacionadas ao público-alvo da educação especial, onde media a troca e compartilhamento de experiências entre os docentes, ou seja articula saberes em equipe.Falta oferecer uma formação continuada contextualizada, mas percebo que necessita de um suporte maior, advindo da CRE por exemplo,e paralelamente a isso promover ciclos de estudo,reordenando o calendário com ações nesse sentido.

    ResponderExcluir
  64. CEPMG José Pio De Santana
    Simone Cristina Marques Ipameri-Go

    ResponderExcluir
  65. a) Sim, porque o coordenador tem o papel de mediador entre estudante, professor e comunidade. Esse papel é fundamental para bom andamento do processo de inclusão como um todo.
    b) O que acontece no ambiente escolar:
    1.Garantir o direito à aprendizagem, afinal incluir não é só estar no mesmo espaço, mas também possibilitar que todos possam se desenvolver integralmente e ter sucesso escolar.
    2. Articular os saberes da equipe.
    3. Desenvolver ações pedagógicas mais inclusivas.
    O que precisa melhorar:
    De acordo com as práticas da escola e a leitura do texto, percebo que a instituição cumpre com o seu papel inclusivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CEPMG JOSÉ PIO DE SANTANA - PROFESSORA ADRIANA CRISTINA DE MELO OLIVEIRA

      Excluir
  66. CONTINUAÇÃO-

    Atividade :

    a) Sem dúvidas, o coordenador pedagógico é um dos atores fundamentais no processo de inclusão. Sua função permite, além de tudo, estabelecer redes de apoio dentro e fora do ambiente escolar, possibilitando um trabalho de qualidade e a garantia de que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de modo saudável.

    b) Na prática observamos que o coordenador pedagógico sofre grandes desafios e dificuldades para que o processo de inclusão aconteça de modo satisfatório.
    Diante das atividades gerais descritas enquanto responsabilidades do coordenador pedagógico é possível identificar que no meu cotidiano de trabalho há empenho nas tentativas em articular os saberes da equipe; garantir e mediar a troca e compartilhamento de experiências entre os docentes; desenvolver ações pedagógicas mais inclusivas. Porém, há a necessidade de se investir em mais formações continuadas contextualizadas; garantir a colaboração de todos no processo de inclusão e propor ações de colaboração e parceria envolvendo professores, alunos, familiares, áreas de Assistência Social e Saúde.
    Vale destacar que todos os setores/funcionários devem demonstrar comprometimento com o processo de inclusão.

    Deusilene de Oliveira Gonzaga Silva
    Colégio Estadual Eurípedes Barsanulfo (CEEB) - Palmelo/Go.

    ResponderExcluir
  67. ) Sim, porque o coordenador tem o papel de mediador entre estudante, professor e comunidade. Esse papel é fundamental para bom andamento do processo de inclusão como um todo.
    b) O que acontece no ambiente escolar:
    1.Garantir o direito à aprendizagem, afinal incluir não é só estar no mesmo espaço, mas também possibilitar que todos possam se desenvolver integralmente e ter sucesso escolar.
    2. Articular os saberes da equipe.
    3. Desenvolver ações pedagógicas mais inclusivas.
    O que precisa melhorar:
    De acordo com as práticas da escola e a leitura do texto, percebo que a instituição cumpre com o seu papel inclusivo. CEPMG José Pio de Santana. Professora Adriana Cristina de Melo Oliveira

    ResponderExcluir
  68. É sim muito importante, pois coordenadora pedagógica e um elo que participa de todas as atividades com os professores, alunos e todas a escola.
    Garantir e mediar o compartilhamento de experiência entre os docentes. Articular situações e as vivências entre cada professor em sala de aula. Buscar ajuda necessária com a professora do AEE.
    Colégio Estadual Martins Borges - Pires do Rio- GO Maria do Rosário

    ResponderExcluir